Projeto de Lei reconhece Palmital como Capital Nacional da Folia de Reis

O encontro de bandeiras realizado em Palmital reúne milhares de pessoas e concentra companhias de reis de várias cidades e distritos no entorno.


 


Companhia de reis da região de Marília: tradição herdada de Portugal
 

Tradição herdada pelos portugueses católicos, a folia de reis é uma manifestação cultural presente na região de Marília. Entoando versos que remetem a jornada feita pelos três magos do Oriente até a visita ao Menino Jesus na manjedoura de Belém, as companhias de santos reis percorrem bairros, sítios e distritos executando suas danças e angariando doações.

O Projeto de Lei n.º 9.866, de 2018, que tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, quer conceder o título de Capital Nacional da Folia de Reis ao município de Palmital. De autoria do deputado federal Walter Ihoshi (PSD), de Marília, o PL n.º 9.866 foi protocolado na secretaria no final de março deste ano e desde abril está sob análise da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, tendo como relatora a deputada federal por Minas Gerais, Raquel Muniz (PSD-MG). “Esta bela manifestação tradicional e cultural da nossa região encontra grande ressonância em Palmital, município que preserva uma das maiores festas de reis de todo o Brasil”, considerou o autor do projeto, o parlamentar federal Walter Ihoshi.

O encontro de bandeiras realizado em Palmital reúne milhares de pessoas e concentra companhias de reis de várias cidades e distritos no entorno. A tramitação do PL nº 9.9866 vem sendo acompanhada atentamente pelas lideranças da cidade, incluindo o prefeito municipal José Roberto Ronqui (PSD). Os santos reis em Palmital é uma tradição de quase um século: são 80 anos de história, sendo o maior evento da cidade. Palmital realiza anualmente, em janeiro, o grande encontro de bandeiras, concentrando as companhias Anhumas, Faceiros e Três Ilhas, que levam violeiros e devotos acompanhados dos tradicionais e coloridos palhaços.

A visibilidade nacional de Palmital refletirá em outra importante cidade da região que mantém fortemente a tradição das folias: Maracaí. Neste mês de agosto, por conta da manifestação religiosa em homenagem ao Menino da Tábua, o município de Maracaí realizará encontro de bandeiras de reis entre 25 e 26 de agosto.

 



i7 Notícias
-->