Homem de 44 anos morre com suspeita de febre maculosa em Maracaí

Se confirmado por laudo do Instituto Adolfo Lutz, este será o quarto caso deste ano de morte pela doença na cidade de menos de 14 mil habitantes.


Se confirmado por laudo do Instituto Adolfo Lutz, este será o quarto caso deste ano de morte pela doença na cidade de menos de 14 mil habitantes. Região de mata, com capivaras, corta a cidade.

 


Maracaí possui área de mata que corta a cidade e que é habitada por muitas capivaras: risco alto de contaminação 
(Foto: TV TEM/Reprodução)

 

Um homem de 44 anos que foi enterrado na manhã desta quinta-feira (6), em Maracaí (SP), morreu com suspeita de febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato estrela.

O diagnóstico ainda depende de laudo do Instituto Adolfo Lutz, mas, se confirmado, este será o quarto caso de morte pela doença apenas neste ano na cidade de pouco menos de 14 mil habitantes.

No caso mais recente, um garoto de 8 anos morreu de febre maculosa após passar três vezes pelo mesmo hospital. Antes dele, morreram dois homens, um de 55 anos e outro de 60 anos.

Segundo a Secretaria de Saúde de Maracaí, além destes três casos fatais confirmados da doença, houve ainda 11 notificações de febre maculosa, das quais oito deram resultado negativo.

Em 2017, ainda de acordo com a Secretaria de Saúde da cidade, foram dois casos notificados, sendo um com resultado negativo e outro positivo (com morte de um paciente de 68 anos).

Segundo a mãe de Marcos Campos da Silva, de 44 anos, que ainda tem sua situação tratada como “caso suspeito”, o filho sentiu há cerca de um mês os primeiros sintomas, como dores nas pernas e algumas manchas no corpo. Ele, porém, rejeitou procurar os serviços de saúde.

No último fim de semana, o quadro de saúde do homem piorou e ele procurou o Hospital de Maracaí na segunda-feira (3), sendo liberado em seguida.

 


Homem de 44 anos foi enterrado em Maracaí após morrer com suspeita de febre maculosa: caso ainda é considerado "suspeito" 
(Foto: TV TEM/Reprodução)

 

Na terça-feira (4), já em estado debilitado, ele retornou ao hospital de Maracaí e um exame de raio-X mostrou os pulmões comprometidos. Silva foi transferido para o Hospital Regional de Assis (SP), onde morreu na madrugada desta quarta-feira (5).

 

Prevenção e cuidados

A Secretaria da Saúde de Maracaí pede atenção a seus moradores, pois a cidade é cortada por uma região de mata no entorno do Rio Capivara que é bastante habitada justamente pelo animal que dá nome ao rio.

A capivara é considerada o principal hospedeiro do carrapato estrela, inseto que transmite a febre maculosa. Por isso, a orientação é para que as pessoas, ao frequentarem essa área de mata, usem roupas longas e observem se não há carrapatos no corpo.

Na próxima segunda-feira (10), uma equipe da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) visitará Maracaí para acompanhar os locais de instalação de novas placas de advertência e confirmar a presença de carrapatos contaminados na região.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, neste ano, até agora, existem 44 casos notificados no estado, com 21 mortes. No ano passado todo, foram 54 casos, com 32 mortes.

Em nota, a Secretaria de Saúde informa que, conforme diretriz do SUS (Serviço único de Saúde), “compete aos municípios o trabalho de campo para controle da doença, bem como a investigação de casos”. A nota destaca ainda que “não há qualquer anormalidade epidemiológica em relação a esta doença no estado”.

 



i7 Notícias
-->