Descarte correto de medicamentos também salva vidas

Saúde de Paraguaçu faz Campanha de Descarte Responsável e Uso Racional de Medicamentos.


Saúde de Paraguaçu faz Campanha de Descarte Responsável e Uso Racional de Medicamentos

 


O Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista faz Campanha de Descarte Responsável e Uso Racional de Medicamentos, 
de 25 a 29 de setembro (Foto Ilustrativa/Divulgação)

 

Sabe aquele medicamento que você usa para melhorar um sintoma ou até mesmo para salvar vidas? Pois bem, ele pode ser prejudicial a outras pessoas e até mesmo ao meio ambiente se não for descartado de forma adequada.

Restos de medicações sem o destino correto podem ocasionar, por exemplo, o uso inadvertido por outras pessoas resultando em reações adversas graves e intoxicações. Além disso, o meio ambiente é agredido com a contaminação da água, do solo e dos animais. O descarte de medicamentos pelo esgoto e pelo lixo comum faz com que as substâncias químicas contidas nos medicamentos cheguem aos rios e córregos, podendo contaminar a água que bebemos.

 Por isso é importante descartar medicamentos corretamente. Para reforçar essa prática, a Prefeitura de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento de Saúde, inicia no dia 25 de setembro e segue até o dia 29, a Campanha de Descarte Responsável e Uso Racional de Medicamentos.

A iniciativa tem como finalidade retirar de circulação medicamentos vencidos ou não, evitando dessa forma os riscos de automedicação, intoxicação e o descarte incorreto diretamente na natureza, que pode acarretar em contaminação do meio ambiente. Além disso, as farmacêuticas da rede vão dar orientações sobre o uso racional de medicamentos.

Durante a campanha serão disponibilizados 16 pontos de coleta para que os paraguaçuenses possam depositar os medicamentos que não estão utilizando. Os remédios, vencidos ou não, poderão ser entregues no Departamento de Saúde, no CEM – Centro de Especialidades Médicas –, no Dispensário Municipal, na Farmácia de Manipulação, na Unidade da Mulher, no Caps e em todas as Unidades de Estratégia de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde do município.

Além dos medicamentos comuns, também serão recolhidos outros materiais, como agulhas, lancetas, seringas e produtos perfuro-cortantes utilizados no tratamento de doenças. Todos os medicamentos serão encaminhados para um aterro sanitário.

A diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Bonfim, esclarece que o descarte correto de medicamente, “favorece a saúde, prevenindo acidentes com crianças e animais domésticos, dificultando a automedicação e ajudando a preservar o solo e a água”.

Já a farmacêutica Renata Souza Annunciato destaca a importância do uso racional de medicamentos.  “As pessoas precisam ficar atentas para utilizar o medicamento correto e de origem conhecida, com orientação médica e farmacêutica, nos horários e doses específicas”, orientou Renata, lembrando que o medicamento tomado de forma incorreta pode prejudicar a saúde e até levar a morte. “Medicamento é bom quando necessário e utilizado de maneira correta”, alerta.


Algumas Dicas

- Tomar os medicamentos sempre com água, nunca com leite, refrigerantes ou bebidas quentes (chás e café );

- Perguntar sempre ao farmacêutico se o medicamento deve ser tomado junto, antes, após as refeições ou em jejum. Se em jejum o medicamento deve ser ingerido com estômago vazio. Ingerir pelo menos 30 a 60 min antes da refeição ou 2 horas após a refeição;

- Não tomar medicamentos junto com bebida alcoólica;

- Proteja os medicamentos da luz, umidade e do calor. BANHEIRO, COZINHA E CARRO, não são locais adequados para guardá-los;

- Compre medicamentos somente em farmácias e drogarias e exija a presença do farmacêutico. Não compre em feiras livres, camelôs ou academias;

- Para garantir o efeito, o medicamento deve ser tomado sempre no mesmo horário, na dose recomendada e cumprir o período determinado pelo médico. Não se deve abrir capsulas ou quebrar comprimidos sem orientação adequada, pois isso pode levar a perda do efeito;

- NUNCA tome duas doses de uma vez só;

- Antibióticos quando tomado por tempo menor que o recomendado pode tornar as bactérias resistentes e a doença mais difícil de ser curada;   

- Não tome medicamentos vencidos;

- Não retire o medicamento da embalagem original. Não receba medicamentos com embalagem amassada, rasgada, sem rótulo ou que tenha alguma informação apagada ou rasgada;

- Não deixar nenhum medicamento próximo de crianças;

- Se sentir mal- estar após o uso de algum medicamento, comunique ao sei médico ou farmacêutico.

 

Após terminar o tratamento

- Procure um posto de coleta para descartar os medicamentos corretamente. Eles podem ser encontrados no Departamento de Saúde, no Centro de Saúde, no Dispensário Municipal, na Farmácia de Manipulação, na Unidade da Mulher, no Caps e em todas as Unidades de Estratégia de saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde.

- Informe- se sobre o local de coleta com a Vigilância Sanitária de sua cidade.

- Não devemos descartar o medicamento vencido ou que sobrou do tratamento em pias, lixos domésticos e vasos sanitários, pois estaremos contaminando o meio ambiente.

 



i7 Notícias
-->