'Nós somos o trânsito' é o tema da Semana Nacional de Trânsito em 2018

Semana do Trânsito em Paraguaçu será de 18 a 25 de setembro.


Semana do Trânsito em Paraguaçu será de 18 a 25 de setembro

 


Para a prefeita Almira Garms, aderir à Semana Nacional do Trânsito é “fazer parte de um movimento social em favor da vida” (Divulgação)

 

Será na próxima terça-feira, dia 18, a abertura da Semana do Trânsito de Paraguaçu Paulista, uma realização da Prefeitura, por meio do Departamento de Segurança, Trânsito e Transportes. A solenidade de abertura será às 8 horas, no Centro de Convenções Governador Mário Covas, do Centro de Convergência Turística de Paraguaçu Paulista.

De acordo com as informações do diretor do Departamento Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, coronel Carlos Alberto Hipólito Ferreira, a programação da Semana do Trânsito prosseguirá até o dia 25, conforme programação abaixo:

- No dia 19, quarta-feira, com palestra sobre educação de trânsito com o tema “Nós Somos o Trânsito”, no Colégio Objetivo, às 11 horas, com um instrutor da Polícia Militar;

- Nos dias 20 e 21, serão duas palestras também sobre educação de trânsito direcionadas para crianças até 9 anos: uma será no Centro de Convergência, das 8 às 11:00 e outra das 14 às 17 horas, com instrutores da Guarda Municipal;

- No dia 22 serão feitos bliz e bloqueios educativos com entrega de folders, das 9 às 11:00 horas;

- No dia 24, palestra com o tema “Nós Somos o Trânsito”, no Colégio Paraguaçu, com um instrutor da Polícia Militar;

- E no dia 25, palestra “Nós Somos o Trânsito”, na EE Diva Figueiredo da Silveira “Cene”, em três horários: às 8, 13 e 20 horas, com um instrutor da Polícia Militar.

 

Semana Nacional de Trânsito

Desde 1997, o período entre os dias 18 e 25 de setembro está estabelecido como a Semana Nacional do Trânsito, conforme decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A iniciativa é caracterizada por uma série de eventos e ações educativas, promovidas por órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito. Todos os anos o Contran escolhe um tema como pano de fundo para as ações da Semana, e o de 2018 é “Nós somos o trânsito”. A ideia é envolver toda a sociedade na reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo para que todos os condutores, ciclistas, pedestres e passageiros optem por um trânsito mais seguro.

Um exemplo disso é um dos impactos positivos da Lei Seca, em vigor no Brasil há 10 anos: a redução de 2,4% do número de mortes por acidentes de trânsito no país. Os estados que registraram quedas mais significativas foram São Paulo (25,4%), Espírito Santo (21,8%), Santa Catarina (19%), Distrito Federal (17,5%) e Paraná (15,9%). Em contrapartida, houve aumento da mortalidade no Pará (39,4%), Maranhão (39%), Piauí (37,2%), Bahia (36,8%) e Tocantins (26,5%).

Além de tornar a legislação mais rígida – como na alteração da Lei Seca em 2012, que aumentou a multa para condutores flagrados dirigindo alcoolizados -, as campanhas educativas são mais uma alternativa no intuito de conscientizar motoristas e demais usuários da via, e diminuir o número de sinistros.

Para a prefeita Almira Garms, aderir à Semana Nacional do Trânsito é fazer parte de um movimento social em favor da vida. “A iniciativa é uma forma de alertar toda a sociedade sobre os números alarmantes de mortos e feridos no trânsito brasileiro e, principalmente, no trânsito de Paraguaçu Paulista, a fim de diminuí-los. A expectativa é que o número de vítimas do trânsito diminua através da conscientização,” diz a prefeita Almira.

 

Serviço

Semana Nacional do Trânsito

Solenidade de Abertura: 18 de setembro de 2018

Local: Centro de Convenções Governador Mário Covas, do Centro de Convergência Turística

Horário: 8 horas

 



i7 Notícias
-->