Psicólogo fala sobre a prevenção ao suicídio na Câmara de Vereadores

Ele falou sobre o projeto De Bem com Vida, em alusão ao Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio.


 


Íris fala sobre o projeto De Bem com  Vida
 

Na Sessão Ordinária de segunda-feira (17), a Câmara de Vereadores recebeu para participar da Tribuna Livre o psicólogo Íris Vieira da Silva, que falou sobre o projeto De Bem com Vida, em alusão ao Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio.

“O suicido é uma das maiores causas de morte no Brasil e no mundo. Nossa cidade infelizmente tem um índice significativo de suicídio. Assim, criamos o projeto De Bem com a Vida, com a intenção de mapear as pessoas com intenção suicida, e estamos fazendo um trabalho interligado com a educação, saúde e Conselho Tutelar. Através desse projeto conseguimos receber os pedidos de ajuda, oferecemos auxílio e, consequentemente, salvamos vidas. Com isso, o índice diminuiu bastante em nossa cidade. Antes tínhamos uma tentativa a cada dois dias e agora passamos para uma tentativa a cada duas semanas”, explicou Íris.

As pessoas que apresentam sinais de que podem cometer suicídio apresentam algumas características, tais como: demonstram tristeza intensa e permanente; expressam falta de interesse e não fazem planos para o futuro; falam frases deixando transparecer que sairão de cena; se isolam; provocam automutilação.

Para ajudar essas pessoas, em nosso município temos o CAPS pelo telefone 3361-5144, a Santa Casa pelo 3361-1133 ou ainda é possível enviar um e-mail – [email protected] – para que receba as devidas orientações de como proceder e ajudar alguém com as supracitadas características.

Íris atua como psicólogo clínico, hospitalar, gestor de recursos humanos, palestrante e coordenador dos projetos Superação, De Bem com a Vida e do Comitê de Resgate da Cidadania.

 



i7 Notícias
-->