Unimed Assis inicia segundo curso sobre gestação do ano

Cerca de 50 gestantes e acompanhantes, acompanhadas dos pais dos bebês participaram do primeiro encontro.


 


Cerca de 50 gestantes e acompanhantes, acompanhadas dos pais dos bebês participaram do primeiro encontro 
 

Teve início na noite de quinta-feira, 20 de setembro, o curso sobre Gestação promovido pela Unimed Assis, através do Programa Mamãe Unimed. Cerca de 50 gestantes e acompanhantes, acompanhadas dos pais dos bebês participaram do primeiro encontro que teve duas palestras, a primeira sobre ‘Legislação de Plano de Saúde e Direitos da Gestante’ e a segunda sobre ‘Reflexos Psicológicos na Gestação e Pós-parto’.

Dentro da programação os participantes vão acompanhar as instruções sobre diversos temas pertinentes a este período que antecede a maternidade como alimentação saudável, atividades físicas, tipos de parto, cuidados com o recém-nascido, aleitamento materno, queixas e modificações na gestação, teste da orelhinha, calendário vacinal, shantala e saúde bucal. O encerramento do curso está previsto para 10 de outubro.

A palestrante, psicóloga e doula, Maira Boutros, abordou as modificações fisiológicas que interferem na gestação, falou sobre parto e pós parto e as questões emocionais deste período para a mulher. Também citou a importância do papel do pai da criança durante a gestação, parto e após o parto. “É muito importante que elas lidem com as emoções antes de lidar com o parto, para que estejam seguras e preparadas para parir”.

Maira também desmistificou a respeito do medo que muitas mulheres sentem em ter parto normal ou natural e humanizado. “É importante trabalhar a ansiedade de cada mãe neste momento para que o parto seja o mais confortável possível. No Brasil ainda temos a cultura ‘cesarista’ dos anos 50, o que é bem diferente em países como EUA e Europa, onde existem equipes específicas para o trabalho feito em casa ou na maternidade”.

A mamãe da Manuela, Ká Zibordi, que está grávida de 8 meses, recebe o acompanhamento da doula e está no curso da Unimed em busca de mais informações. “Toda mãe de primeira viagem se preocupa com diversos assuntos como amamentação e seus direitos sobre o plano de parto. Minha expectativa é aprender um pouco mais e trocar experiências com as demais mamães”. Nayara Silva, mamãe do Miguel Luca, grávida de 8 meses também, disse que a mulher deve buscar informação para decidir que tipo de parto que ela vai querer ter. “Sempre quis o parto normal e optei por ter em casa com a equipe da Maira. Todas devem ouvir o coração antes de tomar a decisão”.

Sobre o programa - O Mamãe Unimed funciona como um derrubador de mitos, em que a mãe tem acesso a informações esclarecedoras e verdadeiras sobre a gestação e a vida pós-parto. Além de trocar experiências com outras mamães e conhecer profissionais que possivelmente encontrará mais vezes após o parto. As gestantes podem levar os pais dos bebês para participar junto do programa. E, se participarem dos encontros ganham brindes da Unimed.

 



i7 Notícias
-->