Prefeitura de Paraguaçu intensifica os trabalhos para recuperar os estragos causados pela chuva

Rajadas de vento alcançaram velocidades entre 60 km/h e 70 km/h, derrubam árvores e provocam destelhamentos


 

Equipes da Prefeitura de Paraguaçu Paulista estão trabalhando para recuperar os estragos provocados pela chuva e pelas fortes rajadas de vento que atingiram a cidade no início da noite desta quinta-feira (18). De acordo com o diretor do Departamento de Obras e Serviços Urbanos, Mauro Goldin, as equipes estão percorrendo todo o perímetro urbano e o meio rural de Paraguaçu Paulista para recuperar o mais rápido possível os estragos causados pelo volume de chuva e pelas rajadas de vento desta quinta-feira.

De acordo com levantamento realizado pelo Departamento de Obras e Serviços Urbanos, houve estragos pontuais na cidade com queda de árvores em vários locais, destelhamento parcial do Museu Municipal e da UBS 8 – Unidade Básica de Saúde – do Jardim das Oliveiras, além de prejuízos nas estradas rurais. “Por causa do volume de água começou a formar valetas nas estradas rurais, o que dificulta a locomoção dos moradores. Mesmo assim, não há estradas rurais intransitáveis”, informou Mauro.

Já no início da manhã desta sexta-feira (19), as equipes do Departamento de Obras haviam recolhido os galhos de árvores das ruas da cidade e também foi providenciada a reposição das telhas do Museu Municipal e da UBS 8.

No caso da UBS 8, o atendimento à população não foi prejudicado, já que apenas a sala da enfermagem ficou comprometida com o destelhamento. A diretora de Saúde, Cristiane Bonfim, informou que as atividades na unidade estão normais. “Mudamos o atendimento da enfermagem para outra sala até que as telhas sejam repostas e a população está sendo atendida normalmente”, garantiu Cristiane.

A informação do Departamento de Meio Ambiente é de que choveu 10 milímetros na noite desta quinta-feira em Paraguaçu Paulista. O problema maior foram as rajadas de vento que alcançaram velocidades entre 60 km/h e 70 km/h, mas algumas passaram dos 80 km/h, de acordo com as informações do Instituto Nacional de Meteorologia.

Diante dos estragos provocados pela chuva e pelas rajadas de vento, a prefeita Almira Garms salientou que a orientação é realizar serviços emergenciais para que a população de Paraguaçu Paulista não seja prejudicada. “As equipes da Prefeitura estão trabalhando intensamento para que a população seja atendida e não seja prejudicada”, disse a prefeita Almira.

 


Rajadas de vento alcançaram velocidades entre 60 km/h e 70 km/h, derrubam árvores e provocam destelhamentos; houve estragos pontuais na cidade com queda de árvores em vários locais, destelhamento parcial do Museu Municipal e da UBS 8 do Jardim das Oliveiras

 

Como fica o tempo nos próximos dias

A frente fria avança pelo oceano Atlântico na altura do litoral da região Sudeste. No estado de São Paulo, as instabilidades diminuem no decorrer desta sexta-feira (19), devido a entrada do sistema de alta pressão pós-frontal, porém, permanece com previsão de chuvas no estado, principalmente nos períodos da tarde e noite.

Para o sábado (20) e domingo (21), a frente fria afasta-se do estado de São Paulo. O tempo segue estável e com céu parcialmente nublado na maior parte do estado, devido a atuação do sistema de alta pressão. Apenas a faixa leste permanece nublada com chuvas fracas, ocasionadas pelo transporte de umidade do oceano para o continente, de acordo com a meteorologista Zildene Pedrosa de Oliveira Emídio, do IPMet/UNESP.

No entanto, a atenção deve ser redobrada nos dias 23 e 24, próximas terça e quarta-feira da semana que vem, quando outra frente fria pode trazer elevados volumes de chuva, com riscos para mais alagamentos e deslizamentos de terra no estado de São Paulo.

 



i7 Notícias
-->