Paraguaçu celebra o Dia Nacional da Alimentação na Escola com o atendimento de 8.400 alunos

A prefeita Almira ressalta que a escola tem o papel de fornecer a refeição baseada nas recomendações nutricionais de cada criança.


A prefeita Almira ressalta que a escola tem o papel de fornecer a refeição baseada nas recomendações nutricionais de cada criança, considerando o tempo em que elas estão naquele espaço.

 


 

O Dia Nacional da Alimentação Escolar é comemorado anualmente em 21 de outubro. Esta data tem o objetivo de chamar a atenção de toda a comunidade sobre a importância de pensar e manter bons hábitos alimentares para as crianças, jovens e adultos estudantes.

Uma boa alimentação é fundamental para o desenvolvimento da capacidade cognitiva dos alunos, ajudando no rendimento escolar e proporcionando outras melhorias, como: aumento da qualidade do sono, da capacidade respiratória e a prevenção do aparecimento de doenças cardiovasculares, por exemplo. É essencial a introdução de bons hábitos alimentares desde os primeiros anos de vida do indivíduo.

Nesta data, quando é celebrado o Dia Nacional da Alimentação Escolar, a Prefeitura de Paraguaçu Paulista tem muito a comemorar no que diz respeito à alimentação escolar, setor que está sob a responsabilidade de Hiago Henrique de Jesus Ferreira, da Divisão de Alimentação e Nutrição. Atualmente, o setor atende 29 unidades escolares (infantil, fundamental e médio), perfazendo o atendimento a 8.400 alunos na rede municipal, com um total de 3.088.200 refeições por ano.

A logística necessária até o alimento chegar ao prato dos alunos, é complexa e demanda empenho e competência por parte dos funcionários da Divisão de Alimentação e Nutrição. “O fornecimento desse número grande de refeições precisa de planejamento anterior de logística, até chegar ao prato dos estudantes”, afirma Hiago Henrique.

Ele informa que cada item é armazenado em local cuja temperatura ambiente é regulada de acordo com a necessidade do produto. Todo armazenamento é feito na própria Divisão de Alimentação e Nutrição da Prefeitura e os produtos são distribuídos nas unidades escolares, conforme a quantidade de alunos e, também, seguindo as orientações das nutricionistas alocadas no setor. “O cardápio elaborado pelas nutricionistas atende as normas estabelecidas pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, autarquia vinculada ao Ministério da Educação”, destaca Hiago.

O chefe da Divisão de Alimentação e Nutrição informa que os gêneros estocáveis são distribuídos mensalmente, que as carnes são distribuídas de 1.500 até 2.000quilos todas as segundas-feiras e que os hortifrutigranjeiros são enviados todas as terças-feiras para as unidades escolares. “Além disso, produzimos o pão na nossa própria padaria e o produto é entregue diariamente, de segunda a sexta-feira, em todos os setores da Prefeitura, não apenas nas escolas”, diz.

Para desempenhar toda a logística com excelência, a Divisão de Alimentação e Nutrição conta atualmente com duas nutricionistas, quatro motoristas (para carga e descargar dos produtos), três auxiliares para serviços diversos, um padeiro e um auxiliar de padaria, além do coordenador Hiago Henrique.

Antes de o alimento chegar ao prato dos estudantes, Hiago informou que existe o processo aquisição, feito através de pregão e cujas empresas participantes apresentam os produtos de acordo com as especificações feitas em edital. “Nós avaliamos a qualidade de acordo com o que foi pedido, todos os itens que nós compramos devem ter o SIF OU SISP, que são os selos de qualidade fornecidos pela Vigilância Sanitária, o que garante a qualidade dos produtos”, informa o coordenador.

 

Prefeita Almira visita escolas da rede municipal

Por ocasião do Dia da Criança, em 12 de outubro, e do Dia Nacional da Alimentação Escolar, em 21 de outubro, a prefeita de Paraguaçu Paulista, Almira Garms, visitou as escolas da rede municipal, constatando a qualidade das refeições das crianças paraguaçuenses.

Para a prefeita Almira Garms, a qualidade da merenda escolar de Paraguaçu Paulista é resultado de um consenso: o de que se alimentar de forma saudável é fundamental para o desenvolvimento integral de todos indivíduos. “Em um país onde a fome e a desnutrição ainda são graves problemas sociais, ao passo que aumentam os casos de obesidade, o tema da educação alimentar e nutricional é central, e a escola é um agente fundamental nesse sentido”, destacou Almira.

A prefeita ressalta que a escola tem o papel de fornecer a refeição baseada nas recomendações nutricionais de cada criança, considerando o tempo em que elas estão naquele espaço.

“Devemos lembrar sempre que a Segurança Alimentar e o Direito Humano à Alimentação Adequada devem ser garantidos, segundo o artigo 25 da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), de 1948. No Brasil, a Constituição reforça a ideia a partir da Emenda Constitucional nº 64, aprovada em 2010, comprometendo o poder público a arcar com as demandas, seja por meio de programas, ações e políticas que dão acesso à qualidade e quantidade suficiente de alimentos saudáveis. E é isso que oferecemos, na esfera municipal, aos nossos alunos: uma alimentação de qualidade, porque esse é um direito deles”, finalizou a prefeita Almira Garms.

 



i7 Notícias
-->