Biscoito de vinho

Com vinho doce e castanha-de-caju na massa, esses biscoitinhos caseiros ganham personalidade e deixam o chá da tarde mais sofisticado.


Com vinho doce e castanha-de-caju na massa, esses biscoitinhos caseiros ganham personalidade e deixam o chá da tarde mais sofisticado.

 

 

INGREDIENTES

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

⅔ de xícara (chá) de castanha-de-caju picada fino

200 g de manteiga em temperatura ambiente

½ xícara (chá) de açúcar

¼ de xícara (chá) de vinho doce ou vinho do porto

Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a assadeira

 

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 160 °C (temperatura baixa). Unte com manteiga duas assadeiras grandes. Polvilhe com farinha de trigo, chacoalhe para espalhar e bata sobre a pia para retirar o excesso de farinha.

Numa tigela, coloque a farinha, o açúcar, a castanha picada e misture. Junte a manteiga e misture bem com as mãos. Por último, regue com o vinho e amasse até ficar liso.

Para fazer os biscoitos: separe uma porção da massa, enrole do tamanho de uma bolinha de pingue-pongue e achate levemente. Transfira para a assadeira untada e repita com o restante da massa - deixe cerca de 1 cm de espaço entre cada biscoito.

Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 30 minutos, até ficarem levemente dourados. Retire do forno e polvilhe os biscoitos ainda quentes com açúcar de confeiteiro.

Deixe esfriar antes de servir. Armazenados num pote com fechamento hermético, os biscoitos duram por até uma semana.

 

VARIAÇÕES

- O vinho branco é uma alternativa ao vinho doce.

- Pode usar farinha integral e açúcar mascavo, se quiser.

- Amêndoas podem ser usadas no lugar da castanha-de-caju.

 



i7 Notícias
-->