10/11/2018 - TORTA DE BANANA

Torta de Banana

Fonte: panelinha.com.br


O açúcar mascavo dá um gostinho especial – mais complexo – a essa torta clássica e com gosto de comida-conforto. Uma pitada de canela faz dupla imbatível com a banana-nanica.

 

PARA A MASSA:

INGREDIENTES

1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo

100 g de manteiga gelada em cubos

⅓ de xícara (chá) de açúcar

1 ovo

1 gema

½ colher (chá) de fermento em pó

MODO DE PREPARO

Numa tigela, misture a farinha, o açúcar e o fermento em pó. Acrescente a manteiga em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa.

Junte o ovo, a gema e amasse até formar uma massa lisa e bem macia. Modele uma bola e envolva com filme. Leve para a geladeira e deixe por no mínimo 30 minutos para firmar. Enquanto isso, prepare o recheio de banana.

PARA O RECHEIO

INGREDIENTES

6 bananas nanicas maduras

½ xícara (chá) de açúcar mascavo

1 colher (sopa) de amido de milho

½ colher (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de água

1 pitada de canela em pó

MODO DE PREPARO

Descasque e corte as bananas em rodelas médias de cerca de 1 cm. Numa tigela, misture a água com o amido e mexa bem para dissolver. Reserve.

Leve ao fogo médio uma panela média para aquecer. Acrescente o açúcar mascavo e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos até derreter - mexa de vez em quando com uma espátula para não queimar. Assim que todo o açúcar derreter, adicione a manteiga e misture bem para incorporar.

Junte à panela as rodelas de banana, a canela e misture. Deixe cozinhar por cerca de 2 minutos, mexendo de vez em quando, até a banana começar a soltar o próprio caldo. Acrescente o amido dissolvido na água e mexa com a espátula por cerca de 5 minutos até o recheio engrossar e começar a soltar do fundo da panela - as bananas devem estar cozidas, mas sem desmanchar.

Desligue o fogo e transfira o recheio para uma tigela. Deixe em temperatura ambiente para amornar antes de rechear a torta - se ele estiver muito quente pode umedecer e cozinhar a massa.


Compartilhar:  


VEJA TAMBÉM