Quiche de alho-poró com alecrim

Quiche não tem erro: é fácil de fazer e sempre fica bom.


Quiche não tem erro: é fácil de fazer e sempre fica bom. Melhor ainda com um recheio que combina o delicado alho-poró com o marcante alecrim.

 

 

PARA A MASSA

INGREDIENTES

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

150 g de manteiga gelada em cubos

5 colheres (sopa) de água gelada

1 colher (chá) de sal

 

MODO DE PREPARO

Numa tigela misture a farinha com o sal. Junte os cubos de manteiga e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Acrescente a água gelada aos poucos, uma colher por vez, misturando com as mãos até conseguir formar uma bola - evite trabalhar demais a massa, deixe pontinhos de manteiga ainda aparentes para a massa ficar bem crocante.

Embrulhe a massa em filme plástico e leve para a geladeira por pelo menos 1 hora (se preferir, prepare a massa no dia anterior).

Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média) e separe uma fôrma com fundo removível de 24 cm de diâmetro.

Retire a massa da geladeira, disponha sobre a bancada polvilhada com farinha de trigo. Polvilhe um pouco de farinha sobre a massa e abra com um rolo até formar um círculo suficiente para cobrir o fundo e laterais da fôrma. Enrole a massa sobre o rolo e transfira para a fôrma. Com as pontas dos dedos, pressione delicadamente a massa para cobrir todo o fundo e lateral da fôrma. Passe o rolo sobre a borda para cortar o excesso de massa. Leve a fôrma com a massa para a geladeira por mais 10 minutos enquanto o forno aquece.

Corte um círculo de papel-manteiga um pouco maior que a fôrma, coloque sobre a massa e preencha com grãos de feijão cru - eles servem de peso e evitam que a massa infle e quebre ao assar. Leve ao forno por cerca de 25 minutos para pré-assar. Enquanto isso, prepare o recheio.

 

PARA O RECHEIO E MONTAGEM

INGREDIENTES

2 alhos-porós

4 ovos

400 ml de creme de leite fresco

2 colheres (sopa) de alecrim

1 colher (sopa) de azeite

Sal e noz-moscada ralada na hora a gosto

Farinha de trigo para polvilhar a bancada

 

MODO DE PREPARO

Corte o talo dos alhos-porós em rodelas finas - você pode reservar as folhas para fazer um caldo - coloque numa peneira e lave sob água corrente. Deixe escorrer bem a água.

Leve ao fogo médio uma frigideira. Quando aquecer, regue com o azeite, junte as rodelas de alho-poró e refogue por cerca de 5 minutos até murchar. Adicione as folhas de alecrim e mexa por mais 1 minuto. Tempere com sal e reserve.

Numa tigela pequena quebre os ovos, um de cada vez, e transfira para uma tigela grande - se um estiver estragado você não perde a receita. Junte o creme de leite fresco e misture com um batedor de arame até ficar liso. Tempere com sal e noz-moscada a gosto.

Retire a massa pré-assada do forno e diminua o forno para 180 ºC (temperatura média).

Com cuidado, retire o papel manteiga com os grãos de feijão da assadeira. Cubra o fundo da massa com o refogado de alho-poró e regue com a mistura de creme de leite e ovos. Volte ao forno para assar por cerca de 40 minutos, ou até inflar e dourar. Retire do forno e sirva a seguir.

 

PODE CONGELAR

Depois de assada, deixe a quiche esfriar completamente. Embale muito bem com filme, assim a quiche não absorve a umidade do congelador, nem pega gosto de outras comidas, e leve ao freezer. Na hora de descongelar, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média), retire o filme, transfira a quiche para uma assadeira e leve direto ao forno (ainda congelada). O tempo varia de forno para forno, o mais importante é verificar se o centro do recheio descongelou e está aquecido. A quiche tem validade de 3 meses congelada.

 



i7 Notícias
-->