Durante chuva de sexta-feira, cerca de 30 mil raios atingiram Assis, Tupã e Presidente Prudente

Até as 13h de sexta-feira, cerca de 30 mil raios atingiram essas regiões.


 

 

As fortes chuvas que atingem as regiões de Presidente Prudente, Assis e Tupã desde o início da madrugada da última sexta-feira, 23/11, causaram algumas ocorrências no sistema elétrico da Energisa Sul-Sudeste, principalmente pela alta incidência de raios.

Até as 13h de sexta-feira, cerca de 30 mil raios atingiram essas regiões, segundo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que tem uma parceria com a distribuidora.

"Quando os raios atingem o sistema elétrico, eles podem causar rompimentos de cabos, condutores e até curtos-circuitos, podendo provocar a interrupção do fornecimento de energia. Nossa região foi muito impactada nesta sexta-feira. Neste momento, nossos técnicos estão em campo atendendo ocorrências em pontos isolados”, explica Stevon Schettino, gerente do Departamento de Operação da Energisa Sul-Sudeste.

A atenção deve ser redobrada durante os temporais. "Além de atingir o sistema elétrico, os raios podem atingir pessoas e imóveis diretamente ou ainda por meio de objetos metálicos, telefonia, antenas externas, rede de TV e Internet via cabo. É preciso ficar atento”, destaca o gerente.

Em situações como essas, a Energisa Sul-Sudeste preparou algumas dicas para que você passe por um temporal sem nenhum susto ou acidente:

- Retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;

- Nunca utilize telefone com fio ou aparelho conectado à tomada durante uma forte tempestade com incidência de raios;

- Se precisar fazer uma ligação, dê preferência aos celulares ou telefones sem fio;

- Deixe para carregar seu smartphone em outro momento e sempre opte por usar o notebook na bateria e pela rede Wi-Fi, dispensando o uso de fios;

- Os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos, podendo danificá-los. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;

- Sempre que puder, instale dispositivos de proteção contra surtos e aterre a rede elétrica da residência ou comércio;

- Não utilize chuveiro ou torneira elétrica (secador, chapinha, etc.) durante tempestades;

- Quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas;

- Durante temporais evite aglomerações;

- Se não for possível se abrigar, agache-se, com as mãos na nuca e pés juntos;

- Não fique embaixo de árvores ou próximo à torres;

- Se estiver dentro de um carro feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios;

- E não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados. Acione imediatamente a Energisa, pelo telefone 0800 70 10 326.

E lembre-se, a distribuidora está sempre à disposição por meio da Central de Atendimento ao Cliente, aplicativo Energisa ON, pelas redes sociais (facebook.com/energisa) e agências de atendimento.

 



i7 Notícias
-->