Unimed Assis encerra Novembro Azul com palestra de conscientização

O tema “Câncer de Próstata” reuniu não somente o público masculino, mas também feminino, que ficaram atentos às informações passadas pelo médico.


 

 

Depois do Outubro Rosa chamar atenção para a importância da prevenção do câncer de mama, agora foi a vez do Novembro Azul despertar a atenção para a saúde masculina. Para auxiliar na conscientização, a Unimed Assis promoveu uma palestra com o urologista, Dr. Cláudio de Carvalho Villas Boas, na quarta-feira, 28, em seu auditório. O tema “Câncer de Próstata” reuniu não somente o público masculino, mas também feminino, que ficaram atentos às informações passadas pelo médico. Todos os participantes ganharam um lindo brinde.

A iniciativa da cooperativa é estratégica para convencer os homens de que a prevenção é o melhor caminho para viver mais e melhor. De acordo com Dr. Cláudio, o câncer de próstata é o segundo mais comum depois do câncer de pele e talvez seja a maior causa de mortalidade entre os homens. A identificação precoce da doença é o melhor caminho para o tratamento, para isso, ele recomenda que se faça anualmente o exame de toque aliado ao PSA (exame de sangue). “Não existe comprimido mágico ou alimento que vá prevenir a doença, por isso é importante fazer os dois exames que são complementares”, explica.

A faixa etária mais comum é de 50 anos de idade e maior risco quando existe antecedência familiar da doença. Para ele, é bom ter uma vida regrada, sem álcool e cigarro, com a prática de atividade física e uma alimentação saudável. “O objetivo dessa palestra é disseminar informação sobre o assunto e fazer com que as pessoas se conscientizem sobre o câncer de próstata”, finaliza.


A próstata

A próstata é uma glândula presente exclusivamente nos homens. Ela fica localizada na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga. O câncer de próstata é resultado do crescimento desordenado de células nesta glândula. No Novembro Azul diversas ações orientam o homem e seus familiares sobre a importância do cuidado integral da saúde e alerta sobre a necessidade de procurar o médico em caso de identificar algum sintoma.


Sintomas

Na maioria das vezes, o câncer de próstata evolui lentamente podendo demorar 15 anos para alcançar 1 cm³. Nesses casos, de acordo com o INCA, o tumor não chega a dar sinais e nem ameaça a saúde do homem. No entanto, há casos em que ocorre um crescimento acelerado do tumor, que chega a se espalhar rapidamente para outros órgãos. Os sintomas mais comuns são dificuldade de urinar, freqüência urinária alterada, diminuição da força do jato ou sensação de que a bexiga não foi completamente esvaziada. Há casos em que o homem pode sentir dor ou observar sangue ao urinar. Na fase avançada pode provocar dor óssea, infecção generalizada e insuficiência renal.

 



i7 Notícias
-->