Prof. Valdir concede entrevista ao Portal Paraguaçu e fala sobre as eleições municipais de 2012


 

Paraguaçuense, comerciante, casado e pai de duas filhas, Valdir Marcelo da Silveira, de 47 anos, é um dos pré-candidatos a o ocupar o cargo de prefeito municipal de Paraguaçu Paulista.

Nascido na zona rural, trabalhou até os vinte e dois anos no campo, ao chegar à cidade trabalhou na construção civil e com muito sacrifício conseguiu se formar em Educação Física. Morou no Mato Grosso, voltou, foi vereador na gestão 2001-2004, e hoje é comerciante.

Valdir concedeu entrevista ao Portal Paraguaçu, para o quadro Papo Aberto e contou tudo sobre a sua vida política. Confira:

Desde quando você é filiado ao PT – Partido dos Trabalhadores? Você pretende se candidatar novamente ao cargo do executivo? 
Estou filiado no PT desde 1993, venho trabalhando com este partido com a intenção de formar um grupo forte e com o objetivo de chegar à administração municipal. Conseguimos eleger dois vereadores na gestão 2001-2004 e dois nesta atual gestão, com o Paulo Japonês e o Edvaldo do Lar. O meu nome é um nome natural do partido devido ter sido candidato em 2004 e 2008 na qual obtivemos 7.500 votos, porém, temos outros nomes dentro do partido. O PT estará analisando, pesquisando antes de escolher o candidato.

Neste momento, o partido possui três pré-candidatos, mesmo você não sendo o escolhido para sair ao cargo de prefeito irá apoiar o escolhido?
O partido tem que estar unido, o fato de ter outros pretendentes à candidatura a prefeito, não vai fazer com que nos dividimos. O importante neste momento é que além de debatermos candidaturas temos que construir um projeto para o futuro desta cidade e aquele que for o candidato terá de ter consciência, se eleito será condutor deste projeto.

Por que o PT?
O objetivo do socialismo e a construção pela própria sociedade é uma das partes que mais me cativa no PT, mais um socialismo construído no debate com a sociedade, assim sendo, vamos chegar a uma nova forma de governo onde vem ocorrer mais justiça social e menos  desigualdade dentro do país.

Você já se candidatou ao cargo de prefeito duas vezes, sendo derrotado em ambas. Em sua opinião, o que levou à derrota?
Fomos vitoriosos em enfrentar dois grupos políticos que há quarenta anos se revezavam no poder e enfrentar o poder econômico de um dos candidatos, estamos quebrando barreiras, até mesmo o medo de parte da população está diminuindo. Em 2004, entre cinco candidatos, ficamos em terceiro. Em 2008, o fato das quase cinco mil inscrições das casas populares inexistentes, se quer contrato existia com a CDHU isto nos prejudicou muito. Estamos conscientes que é um trabalho árduo e tem que ter continuidade e o PT vai  continuar lutando sendo um projeto alternativo e sem enganar a população. 

Sobre os outros dois pré-candidatos do PT a prefeito. O que você tem a dizer deles?
O César foi uma manifestação de alguns filiados, é um nome em que eu tenho o maior respeito, é um cidadão de bem, é cristão, e tem uma consciência política, e não é uma pessoa ambiciosa e o outro que tem se manifestado é o Roberto da Casa das Máquinas, além de ser um grande companheiro, tem sido muito solidário perante os problemas partidários e tem se mostrado com enorme vontade em contribuir com a geração de emprego. 

Vocês já escolheram o possível vice-prefeito? Ele pode ser de outro partido político?
O partido dificilmente faria uma coligação com o PSDB ou o DEM, mas os demais partidos o PT está aberto para dialogar. Creio que a possibilidade do PT ser vice é menor, mas não é descartado, mais estamos abertos ao diálogo, mas são os projetos que devem pautar uma coligação e não apenas divisão de cargos.

Sobre a atual administração do município, realizada pelo Drº Ediney, como está sendo feita aos seus olhos?
O Drº Ediney começou um governo bastante legalista, procurando cumprir o que é determinado pela legislação, ele conquistou principalmente o funcionalismo público, mas do final do ano para cá, ele está tendo algumas dificuldades com o grupo político, eu torço para que ele coloque a cidade nos trilhos porque os serviços públicos precisam funcionar bem, espero que ele supere as dificuldades e inicie uma renovação política na cidade.

Se eleito, quais são as principais prioridades a serem realizadas no município?
O PT realizará o orçamento participativo. Trazer à sociedade para debater o orçamento, é saber onde é aplicado as verbas e apontar os problemas que devem ser resolvidos, teremos atenção especial à econômia e geração de empregos, os problemas sociais e de educação de qualidade, além melhorar o atendimento de saúde, alavancar o turismo e dar apoio à agricultura familiar.

O senhor quer deixar alguma mensagem final?
Agradeço ao Portal Paraguaçu por esta oportunidade, mas gostaria de lembrar que está sendo debatido a reforma política no Congresso Nacional, infelizmente é muito pouco divulgada pela mídia, mas é de vital importância para o nosso país, porque hoje há um “descrédito” muito grande em relação aos políticos e à política e é necessário combater a raiz deste problema, a raiz que é a corrupção e a corrupção se inicia na campanha eleitoral e a reforma política pode ser o início do combate da corrupção.

A sociedade precisa pensar e debater sobre um candidato a prefeitura quem realmente fale a verdade e sobre o projeto, mas é muito importante que valorize a Câmara Municipal, precisamos eleger vereadores que realmente sejam cumpridores de suas funções legislativas e é a função principal do vereador fiscalizar, assim sendo, as verbas públicas serão melhor aplicadas e as políticas públicas terão ganhos de qualidade.

 

 



i7 Notícias
-->