Três suicídios são registrados na região no fim de semana

Um caso aconteceu em Cândido Mota (SP). Os outros dois foram registrados em Marília (SP).


Um caso aconteceu em Cândido Mota (SP). Os outros dois foram registrados em Marília (SP).

 

Três casos de suicídio foram registrados neste final de semana em cidades da região de Assis (SP). Um caso aconteceu em Cândido Mota (SP). Os outros dois foram registrados em Marília (SP).

 

Cândido Mota

Um jovem de apenas 19 anos cometeu suicídio em sua residência no centro de Cândido Mota (SP).

O corpo do rapaz foi encontrado na manhã de domingo (20) por familiares. Na tentativa de salvá-lo, a Polícia e o Corpo de Bombeiros foram acionados, mas segundo o os bombeiros o jovem havia morrido horas antes.

A Polícia Civil e a Perícia foram acionadas e atendem a ocorrência. A identidade do jovem foi preservada a pedido dos familiares.

 

Marília

Marília registrou dois casos de suicídio também no domingo (20). Em menos de 24 horas, dois homens tiraram a própria vida em diferentes regiões da cidade.

O primeiro caso foi registrado durante a tarde, às 15h, quando o ajudante de pedreiro João Firmino Chaves, de 63 anos, foi encontrado morto em um corredor de uma residência localizada no bairro Figueirinha, na zona Norte.

Os investigadores e a Perícia da Polícia Científica se dirigiram até o imóvel, localizado na Rua Norma Franceschini Vieira, e apuraram detalhes da morte do ajudante de pedreiro.

Um familiar da vítima compareceu no Plantão Policial e informou que João Chaves morava sozinho e não aparentava traços de depressão ou problemas psicológicos.

O corpo da vítima foi encaminhado ao necrotério para exame necroscópico a ser realizado pelo Instituto Médico legal (IML) de Marília.

O segundo caso envolveu o agente penitenciário Alessandro Gustavo Bagatin, de 42 anos. Ele se jogou de uma passarela na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) na noite deste domingo.

Segundo o Boletim de Ocorrência, os policiais rodoviários foram acionados para atendimento de ocorrência de um atropelamento com vítima fatal por volta das 22h.

Os militares foram até o quilômetro 445, próximo do Quartel da Polícia Militar onde há uma passarela de pedestres, e localizaram o corpo do agente penitenciário com ferimentos pelo corpo.

Segundo testemunhas, Alessandro Bagatin teria se jogado da passarela, caindo de cabeça na pista de rolamento. Em seguida, um Ford Eco Sporte passou sobre o corpo e o arrastou por aproximadamente 20 metros do local da queda.

 A Perícia da Polícia Científica também esteve no local e constatou o suicídio.

 

ALERTA SOBRE O SUICÍDIO

Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, o suicídio, há anos, é a segunda causa de morte em jovens dos 15 aos 29 anos de idade. Em mulheres, é a principal causa de mortalidade na faixa etária dos 15 aos 19 anos. Apesar de ser o desfecho trágico de um conjunto de fatores – é equivocado e simplista associar o suicídio a uma única causa – estudos mostram que mais de 90% das vítimas apresentavam pelo menos um transtorno psiquiátrico, especialmente a depressão, considerada o principal fator de risco para o suicídio.

Observação - Mudanças bruscas de comportamento, isolamento social e abandono de atividades prazerosas, tristeza persistente, alterações do sono e apetite, queda no rendimento escolar, lesões sem explicação aparente (sugerindo autoagressão) e mensagens que caracterizam desesperança, despedida ou com conteúdo de morte nas mídias sociais, são um sinal de alerta e não podem ser negligenciadas. Pais, escolas e profissionais de saúde devem estar atentos e capacitados para identificar as transformações que apontam para condutas de risco.

A grande maioria dos suicídios é evitável. Embora pensamentos de morte e de suicídio sejam relativamente frequentes em pessoas passando por problemas difíceis, a imensa maioria das pessoas encontra formas mais adequadas de lidar e superar os problemas.

O enfrentamento dos problemas, a busca de apoio em familiares, amigos, grupos sociais como os religiosos e a procura de ajuda junto a profissionais de saúde estão entre as estratégias de um enfrentamento bem-sucedido. Dentre as estratégias de prevenção, a identificação e o tratamento dos transtornos psiquiátricos são as mais eficazes.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Informações sobre o atendimento pelo número 188.

 



i7 Notícias
-->