Paraguaçu Paulista se prepara para implantação de consórcio

Segundo o diretor de Meio Ambiente, a implantação do aterro sanitário irá reduzir custos.


Segundo o diretor de Meio Ambiente, a implantação do aterro sanitário irá reduzir custos

 

 

Com o objetivo de discutir e implantar ações de gerenciamento adequado de resíduos sólidos, o Secretário de Meio Ambiente Sérgio Pascoal e a Engenheira Agrônoma Priscila Ruiz participaram na terça-feira, 12 de fevereiro, da reunião promovida pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que contou com a presença de representantes do Centro-Oeste Paulista para debater as boas práticas ambientais.

O evento contou a participação de técnicos da CETESB, Lia Demange, Antonio Falco Junior, João Luiz Potenza e Fernando Wolmer, que abordaram temas de boas práticas de gestão ambiental para redução dos resíduos sólidos urbanos dos municípios, logística reversa e o Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos (Sigor).

Para o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Paraguaçu Paulista, Sérgio Pascoal, algumas ações que foram apresentadas na reunião já são executadas no município como, por exemplo, a troca de óleo de cozinha.

“Toda última quarta-feira do mês temos uma empresa que vem e recolhe o óleo armazenado e para cada quatro litros de óleo usado, o munícipe recebe um litro de óleo novo”, complementa.

Estiveram na reunião representantes de Marília, Paraguaçu Paulista e Presidente Prudente em função do consórcio para a construção de um aterro sanitário e para gerenciamento dos resíduos sólidos desses municípios participantes.

Em relação ao consórcio, já existe uma liberação de R$ 1.132,329 milhões  e o próximo passo é agilizar o processo para iniciar a implantação do aterro o mais breve possível. O diretor de Meio Ambiente garante que todas as providências estão sendo tomadas e explica ainda que a implantação do aterro sanitário irá gerar em média a redução de 50% de custos para cada município.

 



i7 Notícias
-->