Câmara promove café da manhã especial em alusão ao Dia das Mulheres

O Presidente da Câmara ofereceu um café da manhã especial para as mulheres do Legislativo – servidoras e ex-vereadoras.


 

 

No dia 8 de março, comemorou-se mundialmente o Dia da Mulher. Para celebrar essa importante data, o Presidente da Câmara ofereceu um café da manhã especial para as mulheres do Legislativo – servidoras e ex-vereadoras.

“Nessa importante data, que celebra a importância da mulher na sociedade e na história da luta pelos seus direitos, é necessário que, num momento de confraternização, prestemos nossa homenagem às Vereadoras e servidoras que fazem parte da história desta Câmara Municipal, evidenciando a contribuição de cada uma na defesa dos interesses do município e da população”, disse Serginho, Presidente da Casa.

Estiveram presentes as servidoras da Câmara, a Prefeita Almira Garms, que também foi vereadora por muitos anos, e as ex-vereadoras Márcia Deperon e Elaine Ferreira.

 

Como surgiu o Dia Internacional da Mulher

Diversas datas e acontecimentos marcam o surgimento do Dia Internacional da Mulher. Mas foi durante a 2ª Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, em Compenhague, Dinamarca, em 1910, que a socialista alemã Clara Zetkin propôs uma data para o Woman's Day (Dia da Mulher), o que acabou internacionalizando o evento e passou a ser comemorado em diversos países, em momentos diferentes do ano.

O primeiro Woman's Day foi comemorado em Chicago, nos Estados Unidos, em 1908, quando o país fervilhava com manifestações de mulheres operárias que denunciavam a exploração do segmento, defendendo a autonomia das mulheres, incluindo o direito ao voto, conquistado em 1920, nos EUA.

Foi na Alemanha, em 1914, que ocorreu no dia 8 pela primeira vez o Dia da Mulher, por ser uma data mais prática naquele ano. Muitas mulheres, no entanto, atribuem o 8 de março de 1917 como provável motivo para a fixação da homenagem. Naquele dia, operárias russas deram início a uma greve que acabou culminando na Revolução Russa. O fato é mencionado em documentos históricos, escritos por um dos dirigentes da revolução, Leon Trotsky.

Em 1921, surge a proposta de se fixar o dia como oficial em todo o mundo, que passou a ser comemorado a partir de 1922, como símbolo da participação feminina nas atividades de transformação social.

 



i7 Notícias
-->