'Reminiscências - Vultos Históricos de Paraguaçu Paulista' é lançado durante noite de autógrafos

O volume lançado é composto de 24 biografias de ilustres moradores de nossa cidade.


 

 

Foi lançado na noite da última sexta feira, dia 12, na sede do Rotary Club, o livro “Reminiscências – Vultos Históricos de Paraguaçu Paulista”, uma compilação de crônicas escritas pelo Sr. Roberto Carlos Cação durante os anos de 2010 até o início de 2014, sendo que a maioria delas já foi publicada na coluna denominada “Reminiscências”, no jornal Folha da Estância durante esse período.

O volume lançado é composto de 24 biografias de ilustres moradores de nossa cidade, dos quais três deles continuam entre nós, uma crônica denominada “Para quem crê em Papai Noel”, que já foi premiada em um concurso nacional e quatro capítulos sobre biodiesel e três culturas utilizadas na sua produção, escritas como resultado de uma entrevista com o professor Dr. Sérgio Yoshimitsu Motoike, do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa, filho ilustre desta terra.

Segundo o autor, Sr. Roberto Carlos Cação, os motivos para essa publicação são vários: primeiro o grande sentimento de amor que dedica a esta terra que o viu nascer já há mais de 81 anos; o respeito e admiração aos biografados, todos eles pessoas que conviveram durante sua infância e vida adulta; e ainda contribuir para a construção da história do município, através dos trabalhos dos novos moradores e familiares no inicio de sua criação e da exploração e distribuição de estabelecimentos comerciais, da chegada de médicos, dentistas, professores, advogados, profissionais liberais que participaram na sua construção e de seu desenvolvimento.

Outro motivo que o levou a escrever sobre personalidades que participaram da construção e desenvolvimento de Paraguaçu Paulista, foi contribuir no conhecimento de sua história daqueles que aqui chegam e aos jovens desta cidade. Para isso, fará a doação de exemplares à biblioteca e para todas as escolas do município, e assim estarão disponíveis aos cidadãos que se interessarem na leitura.

Estiveram ao lado do autor sua esposa Maria Augusta, as filhas Márcia, Cláudia, Lúcia e Sílvia e Roberta, responsáveis pelas atividades relativas á essa edição presentes no lançamento; seus genros, netos, irmãos, cunhadas, cunhados, sobrinhos, primos e muitos amigos do autor.

Estiveram presentes e foram homenageados os biografados Sr. Orlandinho, Sr. Didi e familiares dos biografados já falecidos.

Ainda marcaram presença para compartilhar desse momento importante diversas autoridades do município: Prefeita municipal Almira Garms; Vice-prefeito Clemente Lima Júnior; vereador Vitor Bini; diretora do Departamento de Educação Elza Arnelas Pacheco.

Foram homenageados o Sr. Rony Farto Pereira, a Sra. Otília Iamarino Farto Pereira que revisaram o livro e seu filho Mateus, responsável pela capa e pela diagramação do volume.

Também a Sra. Lucila Nascimento foi homenageada como grande incentivadora da publicação do livro “Reminiscências”.

A apresentação da Lyra “Maestro Roque Soares de Almeida” foi um momento emocionante e deleitou os presentes, com músicas inesquecíveis e abrilhantou a noite. O maestro Cícero Siqueira e seus músicos arrasando como sempre.

Encerrando a alegre e muito agradável noite, ocasião para falar da história de amor e gratidão de um paraguaçuense por sua terra natal, o autor autografou os exemplares distribuídos a todos os convidados.

 

O AUTOR

O Sr. Roberto Carlos Cação é paraguaçuense, nascido em 1937, filho de Zelinda e José Cação, formado em Administração de Empresas pela FACAT/ Tupã, trabalhou por 25 anos no Banco do Brasil e foi professor de Contabilidade no Colégio Paraguaçu por muitos anos.

 



i7 Notícias
-->