Paraguaçu Paulista começa a vacinar contra a gripe

Expectativa é imunizar 90% da população-alvo do município; dia 4 de maio ocorrerá o "Dia D” de vacinação.


Expectativa é imunizar 90% da população-alvo do município; dia 4 de maio ocorrerá o "Dia D” de vacinação.

 


 

A Prefeitura de Paraguaçu Paulista, por meio do Departamento de Saúde, iniciou a campanha de vacinação contra gripe. A expectativa é imunizar 90% da população-alvo de do município.

De acordo com a diretriz do Ministério da Saúde, responsável por encaminhar as doses da vacina para todo o país, a campanha está ocorrendo em duas etapas. A primeira começou no dia 10 e foi voltada a gestantes, puérperas (com até 45 dias após o parto) e crianças a partir de seis meses e menores de seis anos.

No caso das crianças, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Departamento de Saúde, Gisele De Oliveira, informou a procura está abaixo do normal. “A procura de crianças ainda está baixa, por isso ressaltamos a importância de vacinar menores de seis anos devido ao maior risco de morte que elas correm se forem contaminadas com o vírus H1n1, da gripe”, alertou Gisele Oliveira.

Entre 22 de abril, próxima segunda-feira, até o dia 31 de maio, serão vacinados na segunda etapa os demais grupos de risco, como idosos, profissionais da saúde, população indígena, professores e pacientes com doenças crônicas, como asma, diabetes, doenças imunossupressoras e outras.

A vacina é gratuita e a população deve dirigir-se às Unidades Básicas de Saúde (UBS) do seu bairro, no horário normal de atendimento. No dia 4 de maio ocorrerá o "Dia D” de vacinação, quando os postos funcionarão no sábado, das 8h às 17h.

A diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Bonfim, ressalta que a vacinação contra o vírus Influenza é fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe, otites e sinusites. “A aproximação do inverno exige atenção especial em relação a essa doença muitas vezes subestimada pela população que é a gripe. Apesar de parecer simples, a gripe, em suas mais diversas variações de vírus, pode trazer complicações e levar a óbito, daí a importância de se prevenir da doença, principalmente por meio da vacinação”, orientou Cristiane.

 



i7 Notícias
-->