Risoto de cenoura com bife

O risoto, que tem um leve adocicado da cenoura, equilibra o toque picante do molho do bife.


Parece prato de restaurante, mas é receita pá-pum. E fica ainda mais fácil de preparar com divisão de tarefas: um cuida do risoto, outro do bife. O risoto, que tem um leve adocicado da cenoura, equilibra o toque picante do molho do bife.

 

 

PARA O RISOTO

INGREDIENTES

1 xícara (chá) de arroz para risoto

2 cenouras

1 cebola

1 talo de salsão (⅓ de xícara (chá) picado)

½ xícara (chá) de caldo de laranja-baía

2 xícaras (chá) de água

1 folha de louro

2 cravos-da-índia

1 ramo de tomilho

2 colheres (sopa) de azeite

½ xícara (chá) de queijo parmesão

1 colher (sopa) de manteiga

Sal a gosto

 

MODO DE PREPARO

Descasque e corte a cebola ao meio. Numa das metades, prenda a folha de louro, espetando com os cravos. Pique fino a outra metade. Lave, descasque e passe as cenouras na parte fina do ralador. Lave o salsão, reserve uma folha e pique o talo em cubinhos.

Leve uma panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e adicione a cebola picada. Tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte a cenoura ralada, o salsão em cubinhos e refogue por mais 2 minutos.

Regue com o azeite restante, adicione o arroz e misture bem, para envolver todos os grãos com o azeite. Acrescente ½ xícara (chá) da água e o caldo de laranja. Mexa bem até secar.

Junte o restante da água, a folha de salsão, a cebola cravejada e o tomilho. Tempere com ½ colher (chá) de sal, tampe a panela e aumente o fogo para alto. Assim que começar a sair vapor pela válvula, conte 3 minutos. Enquanto isso, aproveite para preparar o bife e leve uma panela pequena com 1 xícara (chá) de água ao fogo médio.

Passados os 3 minutos, desligue o fogo e, com cuidado, leve a panela para esfriar sob água corrente até parar de sair vapor pela válvula. Atenção: a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa.

Abra a tampa da panela e, com uma pinça, pesque e descarte a folha de salsão, a cebola cravejada e o tomilho. Volte a panela ao fogo médio e mexa por cerca de 5 minutos, até o risoto ficar cremoso e al dente. Caso necessário, vá acrescentando a água quente aos poucos, misturando bem, para o risoto não ficar ressecado. Desligue o fogo, acrescente a manteiga, o queijo ralado e misture bem. Sirva com o bife.

 

PARA O BIFE

INGREDIENTES

1 bife alto de contrafilé (cerca de 200g)

3 ramos de tomilho

3 ramos de salsinha

½ colher (chá) de pimenta calabresa seca

½ colher (sopa) de vinagre de vinho tinto

Azeite a gosto

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

MODO DE PREPARO

Debulhe os ramos de tomilho. Lave e seque a salsinha. Pique fino a salsinha e o tomilho. Transfira para uma tigela, junte a pimenta calabresa, o vinagre e 3 colheres (sopa) de azeite. Tempere com sal, misture bem e reserve.  

Leve uma frigideira ao fogo médio para aquecer. Enquanto isso, tempere o bife com sal e pimenta a gosto.

Quando a frigideira estiver bem quente, regue com 1 colher (chá) de azeite e coloque o bife. Deixe dourar sem mexer por 3 minutos, até soltar da frigideira. Com uma pinça, vire o bife e deixe dourar por mais 2 minutos (se preferir um bife ao ponto deixe por mais 30 segundos de cada lado). Transfira para a tábua e corte o bife em fatias finas. Sirva com o risoto e o molho de ervas.

 



i7 Notícias
-->