Cine Boa Praça chega a Quatá com sessões de cinema gratuitas

Projeto também promove oficina de cinema para alunos de escola pública.


Projeto também promove oficina de cinema para alunos de escola pública

 


 

O Cine Boa Praça, projeto de cinema itinerante que circula pelo Estado de São Paulo com programação gratuita, chega a Quatá agora em maio. Contando com o patrocínio da Zilor e apoio das Secretarias de Cultura e Educação, o projeto realizará várias atividades especialmente para a cidade.

Entre os dias 29/05 e 1/6, uma enorme tela inflável em formato de claquete será instalada em três diferentes endereços do município: Praça Jd Alvorada, no Campo Sintético; EMEIEF Profª Ozira de Arruda Mendes e Quadra Zezinho da Jangada, no Bairro Nova Quatá. O Cine Boa Praça disponibiliza 250 cadeiras para os espectadores.

A programação é aberta a toda comunidade, com a exibição do filme Viva – a Vida é uma festa! (veja abaixo datas e endereços). Premiado com o Oscar de Melhor Filme de Animação em 2018, o filme retrata a cultura mexicana e conta a história de Miguel, um garoto de 12 anos que sonha em ser um músico famoso, mas tem de enfrentar a família, que não aprova sua escolha. Determinado, ele viaja à Terra dos Mortos e acaba descobrindo um segredo de mais de 100 anos.

A animação é indicada para adultos também: “Temos o cuidado de escolher títulos que ofereçam às pessoas uma oportunidade de reunir toda a família para se divertir e, ao mesmo tempo, provoquem reflexões sobre questões importantes”, destaca Claudia Perrotta, uma das idealizadoras do projeto.

Além de atender ao grande público, o Cine Boa Praça ainda promoverá na cidade uma Oficina de Cinema na EE Francisco Balduino de Souza, a Chiquinho. Os alunos terão oportunidade de aprender conceitos básicos sobre os elementos de um set de filmagem, como posicionamento da câmera, enquadramento, luz, roteiro e maquiagem/cenário.

As aulas não são apenas teóricas. Contando com a orientação do oficineiro, os participantes produzirão um minidocumentário com o tema Sonhos em Ação, que será exibido na tela do Cine Boa Praça e disponibilizado nas redes sociais do projeto. “Esperamos inspirar os jovens, incentivando as expressões culturais e seu registro através de técnicas cinematográficas, além de abrir uma nova perspectiva de realização futura”, acrescenta Claudia Perrotta.

A parceria com escolas públicas tem sido uma constante desde o início do projeto: “A oportunidade de realizar ações dentro das escolas, também levando toda a comunidade a compartilhar desse espaço, é muito especial para nós. Sentimos que assim ajudamos a estreitar os laços entre essas duas pontas, educação e cultura, tão fundamentais para a formação de crianças e jovens”, destaca Perrota.

Cláudia Kunimi, coordenadora da área de Responsabilidade Social da Zilor, destaca a importância de parcerias como a Cine Boa Vista. “Essa é uma das ações sociais que iremos realizar ao longo de 2019 em Quatá. Vamos desenvolver dentro e fora da escola Chiquinho ações que irão favorecer a troca de conhecimento entre alunos, professores, pais e agentes externos. Contamos com o apoio de figuras importantes da cidade, pois acreditamos que quando o setor privado, poder local e a comunidade se unem com um objetivo comum, coisas incríveis podem acontecer”, afirma Cláudia Kunimi, coordenadora da área de Responsabilidade Social da Zilor.

Na estrada desde 2012, o projeto cultural Cine Boa Praça já realizou mais de 320 sessões em mais de 150 comunidades, impactando cerca de 40 mil pessoas.

 

 

SERVIÇO

EXIBIÇÃO CINE BOA PRAÇA – VIVA A VIDA

Data: Quarta – 29/5

Hora: a partir de 18h30

Local: Praça Jd Alvorada - Campo Sintético

 

Data: Quinta – 30/5

Hora: a partir de 18h30

Local: EMEIEF Profª Ozira de Arruda Mendes / Endereço: R. João Gonçalves de Faria, 77

 

Data: Sábado 1/6

Hora: a partir de 18h30

Local: Quadra Zezinho da Jangada, Bairro Nova Quatá

 



i7 Notícias
-->