Zilor lança ação de Voluntariado na Escola Chiquinho, em Quatá

Iniciativa faz parte do programa Aprender Sempre, projeto social da Zilor que visa o desenvolvimento territorial.


Iniciativa faz parte do programa Aprender Sempre, projeto social da Zilor que visa o desenvolvimento territorial


No mês de junho, a Zilor iniciou na Escola Estadual Francisco Balduíno (Chiquinho) a 2ª ação do projeto social Aprender Sempre, uma iniciativa da empresa em parceria com o poder público local, familiares e toda a comunidade escolar. A ação, pautada no voluntariado, dá continuidade às ações do Cine Boa Praça, que realizou em maio sessões de cinema gratuitas para todo o município, atingindo cerca de 10% da população com a exibição de filmes em locais públicos.

A ação de voluntariado tem como objetivo integrar uma força tarefa de atenção à escola, envolvendo Colaboradores da Zilor, pais de alunos, professores e a comunidade de profissionais de diversas áreas do município para realizar melhorias no ambiente de ensino. O resultado dessa colaboração conjunta será a revitalização do refeitório e área de convivência da escola.

A escolha do local em que será feita a intervenção foi resultado de oficinas de criação em que alunos e professores pensaram juntos o ambiente escolar e escolheram o local mais apropriado para receber as melhorias propostas, que serão conduzidas pelas arquitetas Ana Paula Caroni Paziam e Suze Capelloto, da Traço Arquitetura, e o engenheiro civil Michell Pessoa Medeiros.

Os profissionais, que foram alunos do Chiquinho, conduzirão as ações de forma voluntária, somando esforços à parceria da Zilor, Prefeitura Municipal, comunidade escolar e familiares.

“Agradecemos de forma sincera o trabalho voluntário dos profissionais, que reconhecem e validam nossas iniciativas. É muito importante que a comunidade esteja presente nas ações e nos apoie nas atividades do projeto Aprender Sempre, que tem como foco maior o desenvolvimento territorial e a ampliação da visão de mundo dos jovens”, afirma Cláudia Kunimi, coordenadora da área de Responsabilidade Social da Zilor.

Mais que a revitalização dos espaços da escola, as melhorias a serem implementadas irão proporcionar momentos de interação entre os públicos que desempenham diferentes papéis no desenvolvimento dos jovens. O trabalho coletivo envolvendo profissionais da escola, alunos e família pode contribuir para o estreitamento de laços e engajamento conjunto em busca de um objetivo comum:  valorização das qualidades e talentos locais.

 

Projeto Aprender Sempre

Desde o início de 2019, o município de Quatá está sendo palco de diversas iniciativas sociais promovidas pela Zilor por meio do projeto social Aprender Sempre. A cidade, que abriga uma das 3 unidades industriais da empresa e seu maior número de colaboradores, recebe projetos via incentivos fiscais e verba direta que buscam desenvolver com crianças e adolescentes dos ensino fundamental e médio atividades que despertem talentos e habilidades socioemocionais, que contribuam para a ampliação de visão de mundo e seu lugar na sociedade.

Com previsão de duração até novembro, as ações a serem desenvolvidas estão pautadas na troca de conhecimento sobre temas como Sustentabilidade e Meio Ambiente, Cinema, Transformação Social, Voluntariado, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, além de atividades esportivas no contraturno escolar.

Juntamente com os esforços já realizados pelo município, o projeto social vem para somar no que diz respeito ao desenvolvimento de jovens em busca do protagonismo pessoal e social, além de integrar e fortalecer os laços da empresa com a comunidade, entendendo as necessidades e prioridades locais para a definição de investimentos.

 



i7 Notícias
-->