Zilor promove ação de voluntariado em escola pública de Quatá

A iniciativa, que contou com a reforma de ambientes da escola e a participação de 80 voluntários vai impactar positivamente mais de 800 alunos.


A iniciativa, que contou com a reforma de ambientes da escola e a participação de 80 voluntários vai impactar positivamente mais de 800 alunos
 


 

No dia 24 de agosto, quatro dias antes do Dia Nacional do Voluntariado (comemorado em 28 de agosto), a Zilor Energia e Alimentos realizou na Escola Estadual Francisco Balduíno de Souza – “Chiquinho”, em Quatá (SP), uma ação de voluntariado para revitalizar o refeitório e o ambiente de convivência dos alunos.

A ação contou com a participação de mais de 80 voluntários, entre colaboradores da Zilor, pais, alunos e professores, que foram divididos em oito frentes de trabalho: alimentação, jardim suspenso, pintura e reparos, galeria de artes, grafite, bancos de pneus, móveis de paletes e biombos, além de participarem de oficinas prévias ao longo da semana anterior à ação.

Com a presença do Diretor-Presidente da Zilor, Fabiano José Zillo, e autoridades da cidade, os voluntários tiveram a oportunidade de interagir entre si e compartilharem o espírito de solidariedade em benefício dos estudantes da instituição, que ao longo dos meses participaram de oficinas para definir quais espaços da escola receberiam melhorias.

“Sonhar grande ou sonhar pequeno dá o mesmo trabalho, então vamos sonhar grande, certo?. E para isso é preciso ter o ambiente para desenvolver, para podermos crescer, almejarmos coisas melhores para a nossa comunidade. E nesse processo é preciso da união das empresas, da sociedade e do poder público, trabalhando juntos para proporcionar aos alunos o desafio que cada um deseja enfrentar. A escola é o ambiente, mas vocês são a transformação, são o nosso futuro”, afirma Fabiano.

“Eu como aluno me senti muito feliz em poder participar do Dia do Voluntariado, em poder ajudar a restaurar a escola. Me sinto muito feliz em poder entrar pelo portão da escola e olhar para as melhorias que eu ajudei a fazer”, afirma o alunos Wellington Dias da Cunha.

O encerramento do evento contou com apresentações especiais dos alunos com música e declamação de poesia autoral. A ação de voluntariado faz parte do principal projeto social da Zilor do ano de 2019, o Aprender Sempre, iniciativa conduzida em parceria com o poder público local, familiares e toda a comunidade escolar de Quatá. 

 

 

Empresas Parceiras da Comunidade

A ação contou com uma força-tarefa de cooperação à escola, envolvendo profissionais de diversas áreas do município e parceiros da Zilor, que também contribuíram de forma não financeira oferecendo seus profissionais e competências voluntariamente: a Sapore, empresa do ramo de restaurante corporativo, preparou almoço para todos os participantes da ação; Rent Telecom, empresa de radiocomunicação, disponibilizou os rádios comunicadores para os líderes das equipes.  A SPSP, empresa de prestação de serviços, ficou responsável pela segurança do local e dos envolvidos, a São Francisco, operadora de planos de Saúde, disponibilizou ambulância e socorristas de plantão.

As intervenções arquitetônicas do ambiente contaram com a parceria voluntária dos profissionais da Traço Arquitetura e do engenheiro Michell Pessoa Medeiros. A Prefeitura Municipal de Quatá contribuiu com o café da manhã, equipe de recreação e DJ para o evento. A empresa Espaço Lazer participou da ação com profissionais de jardinagem e a Cor & Arte, empresa de prestação de serviços de pintura, atuou com profissionais para pintura do ambiente.

 

Projeto Aprender Sempre

Desde o início de 2019, o município de Quatá, SP, vem sendo palco de diversas iniciativas sociais promovidas pela Zilor por meio do projeto social Aprender Sempre. A cidade, que abriga uma das três unidades industriais da empresa e seu maior número de colaboradores, recebe projetos via incentivos fiscais e verba direta que buscam desenvolver com crianças e adolescentes dos ensino fundamental e médio atividades que despertem talentos e habilidades socioemocionais, que contribuam para a ampliação de visão de mundo e seu lugar na sociedade.

Com previsão de duração até novembro, as ações a serem desenvolvidas estão pautadas na troca de conhecimento sobre temas como Sustentabilidade e Meio Ambiente, Cinema, Transformação Social, Voluntariado, Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, além de atividades esportivas no contraturno escolar.

Juntamente com os esforços já realizados pelo município, o projeto social vem para somar no que diz respeito ao desenvolvimento de jovens em busca do protagonismo pessoal e social, além de integrar e fortalecer os laços da empresa com a comunidade, entendendo as necessidades e prioridades locais para a definição de investimentos.

 



i7 Notícias
-->