10/09/2019 - MERCADO DE TRABALHO

Assistência Social participa do lançamento do Programa 'Meu Emprego - Trabalho Inclusivo'

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura - Silvana Paiva


O programa “Meu Emprego – Trabalho Inclusivo” tem o objetivo de promover desenvolvimento profissional, inclusão e permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de oferecer cursos de qualificação técnica e empreendedora, de acordo com a informação da diretora Márcia Matos.

 


A diretora do Departamento de Assistência Social de Paraguaçu Paulista, Márcia Rodrigues de Lima Matos, participou na segunda-feira (2), do lançamento do programa “Meu Emprego – Trabalho Inclusivo”, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Representando a prefeita Almira Garms, Márcia estava acompanhada da gestora da proteção social básica e especial de Paraguaçu, Walquiria Donizete Vieira de Souza
(Foto: Depto. Assistência Social/Cedida)

 

A diretora do Departamento de Assistência Social de Paraguaçu Paulista, Márcia Rodrigues de Lima Matos, participou na segunda-feira (2), do lançamento do programa “Meu Emprego – Trabalho Inclusivo”, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Representando a prefeita Almira Garms, Márcia estava acompanhada da gestora da proteção social básica e especial de Paraguaçu, Walquiria Donizete Vieira de Souza.

O programa “Meu Emprego – Trabalho Inclusivo” tem o objetivo de promover desenvolvimento profissional, inclusão e permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de oferecer cursos de qualificação técnica e empreendedora, de acordo com a informação da diretora Márcia Matos.

“O programa pretende oferecer 17 mil vagas em 61 modalidades de cursos de qualificação profissional gratuitos para pessoas com deficiência em todo Estado em 2019, inclusive em Paraguaçu Paulista. As capacitações serão feitas pelo Centro Paula Souza e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)”, informou Márcia.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, no estado de São Paulo há 9 milhões de pessoas com deficiência. “É nossa obrigação estabelecer um programa vigoroso para ampliar a empregabilidade delas, melhorando a qualificação para viabilizar uma empregabilidade de qualidade. Não é por cota, por concessão, por benevolência, é pela própria oportunidade”, disse o governador de São Paulo, João Doria, no lançamento do programa.

 

Oportunidades

Além de qualificação, a iniciativa possibilita o mapeamento do perfil e das habilidades funcionais, identificação de oportunidades de trabalho, compatibilização de vagas e laudo médico.

O programa também apoia os empregadores na busca ativa na captação de candidatos com deficiência, apoio na definição das vagas de trabalho, encaminhamento de candidatos, orientação para análise de funções, palestras de sensibilização e apoio (por meio da metodologia do emprego apoiado) ao processo de inclusão profissional.

As informações também podem ser consultadas por meio do site www.trabalhoinclusivo.sp.gov.br. O Trabalho Inclusivo faz parte do programa Meu Emprego, lançado em junho, que integra todos os cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pelo Governo de São Paulo.


Ações

O programa está ancorado em seis ações:

– Qualificação profissional e empreendedora: O CPS e o Sebrae oferecem cursos de qualificação profissional e empreendedora compatíveis com cada tipo de deficiência, com dois módulos: técnico e empreendedor.

– Intermediação de mão de obra: Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e os Polos de Empregabilidade Inclusivos (PEI) recebem as vagas de emprego das empresas e disponibilizam as oportunidades aos candidatos. Ainda realizam emissão de carteira de trabalho e habilitação do seguro-desemprego.

– Busca ativa: Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e de Justiça, o governo estadual realiza uma busca ativa na captação de candidatos. Ainda em 2019, o objetivo é aumentar a taxa de ocupação das vagas cadastradas (estimativa de 5 mil colocados no mercado de trabalho).

– Habilidade profissional: Realização de avaliações médicas e de funcionalidades para análise específica das habilidades do candidato, recomendando as melhores funções e trabalhos de acordo com suas aptidões. Neste ano, o objetivo é realizar um piloto para avaliações de pessoas com deficiência no IMESC e HC-SP.

– Emprego apoiado: Apoia e acompanha a inclusão do candidato para aumentar a taxa de permanência e desenvolvimento profissional da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. O Emprego Apoiado também oferece suporte às equipes de Recursos Humanos das empresas. É realizado nos Polos de Empregabilidade Inclusivos (PEI), desenvolvido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. No momento, o serviço está disponível na Capital e Região Metropolitana de São Paulo.

– Entrevista profissional: A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, através dos Polos de Empregabilidade Inclusivos, orienta os candidatos ao mercado de trabalho e faz entrevistas individuais para o mapeamento das habilidades e perfis profissionais. No momento, o serviço é realizado na Capital e Região Metropolitana de São Paulo.

 

Parceria

A iniciativa é realizada em parceria com seis secretarias estaduais: Desenvolvimento Econômico, Direitos da Pessoa com Deficiência, Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e Justiça. Além disso, o programa tem a participação do CPS, Sebrae, Hospital das Clínicas e Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc).

 


Segundo dados da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, no estado de São Paulo há 9 milhões de pessoas com deficiência. O o governador de São Paulo, João Doria, no lançamento do programa, afirmou que “é nossa obrigação estabelecer um programa vigoroso para ampliar a empregabilidade delas, melhorando a qualificação para viabilizar uma empregabilidade de qualidade. Não é por cota, por concessão, por benevolência, é pela própria oportunidade” (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

 


Compartilhar:  


VEJA TAMBÉM


21/09/2019 - Faixa elevada é instalada na Avenida Paraguaçu, em frente ao PTC


21/09/2019 - Paraguaçu participa de programa cultural que destina R$ 12,5 milhões para municípios


20/09/2019 - Drogaria Poupaqui continua promoção que dá desconto na compra de mais uma unidade


20/09/2019 - Sindicato Rural recebe inscrições para o curso 'Bovinocultura de Leite e Corte'


19/09/2019 - Alergia ao calor causa irritações; entenda


19/09/2019 - Noiva grávida morre momentos antes do seu casamento em São Paulo


19/09/2019 - Unimed Assis conquista 1º lugar entre as 13 singulares da regional Bauru com a '7ª Caminhada'


19/09/2019 - Igreja Nossa Senhora da Paz comemora 92 anos de fundação


19/09/2019 - 2ª Copa Basquete Master + 40 acontece neste fim de semana em Paraguaçu Paulista


18/09/2019 - 2ª Cia da PM faz homenagem à equipe policial destaque do mês de agosto


18/09/2019 - Rotary Club promove palestra de alerta, combate e prevenção do mal do século: o suicídio


17/09/2019 - Corpo de Bombeiros recebe equipamento para ajudar no salvamento de vítimas presas em ferragens


17/09/2019 - AMU Unimed Assis e AADVAR realizam visitas guiadas no Jardim Sensorial do Parque Buracão


16/09/2019 - Idosa de 80 anos fica ferida após ser roubada no centro de Paraguaçu Paulista


16/09/2019 - Búfalas São João recebe certificado de registro SIM


16/09/2019 - Queimada de grandes proporções atinge área de mata em Paraguaçu Paulista


14/09/2019 - Energisa emite aviso de desligamento programado de energia elétrica em pontos de Paraguaçu Paulista


14/09/2019 - Pregão Eletrônico será realizado para venda de madeira de Pinus e Eucalyptus de Horto Florestal


13/09/2019 - Ciretran realiza leilão de veículos em Paraguaçu Paulista com mais de 130 lotes


13/09/2019 - Drogaria Poupaqui realiza promoção que dá desconto na compra de mais uma unidade


13/09/2019 - Câmara promove palestra sobre suicídio


12/09/2019 - Morador de Maracaí vai entregar currículo em usina e acaba sofrendo acidente


12/09/2019 - Comércio de Paraguaçu Paulista funciona até as 17h neste sábado (14)


12/09/2019 - ACE recebe inscrições para a oficina 'Sei formar preço'


11/09/2019 - Times de Paraguaçu, Borá e Assis ganham 4ª rodada do Campeonato Regional de Futsal Infantil


11/09/2019 - PM realiza sonho de paraguaçuense de 11 anos que quer ser policial


11/09/2019 - A melhor forma de prevenir o suicídio, é o diálogo


10/09/2019 - Artigo: Tratando-se de Jesus e sua passagem por este planeta


10/09/2019 - Grande Lago recebe a 29ª Prova Pedestre José de Oliveira Melo


10/09/2019 - Prefeita entrega equipamento para o Corpo de Bombeiros de Paraguaçu