11/09/2019 - SETEMBRO AMARELO

A melhor forma de prevenir o suicídio, é o diálogo

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura - Silvana Paiva


Para capacitar as equipes da Saúde municipal para atuar em situações de tentativa de suicídio, os profissionais da atenção básica estão sendo capacitados, por meio do matriciamento com o médico especialista da área.

 


 

Nove em cada dez mortes por suicídio poderiam ser evitadas. Os dados, da Organização Mundial da Saúde (OMS), reforçam a importância da valorização da vida e da conscientização sobre ela. Por isso, dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio: o Dia D do mês que celebra e reforça a importância do tema: o setembro amarelo.

Em Paraguaçu Paulista, a prevenção do suicídio está sendo intensificada nas unidades de saúde e, especialmente no CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.

De acordo coma assistente social e coordenadora do CAPS, Alessandra Santana Villarino de Castro, durante todo o mês de setembro, a unidade trabalha intensamente a prevenção do suicídio. “Esse é um tema complexo, de múltiplas determinações e de grande dificuldade de abordagens, pelo tabu que vivenciamos em nossa sociedade. Sabemos que o suicídio pode afetar indivíduos de diferentes idades, origens, classes sociais, orientação sexual e identidade de gênero”, esclarece Alessandra.

A assistente social orienta que os motivos são os mais diversos, e muitos casos acontecem impulsivamente em momentos de crise, quando as pessoas têm surtos diante de estresses, problemas financeiros, separações, dores ou doenças. “Para trabalhar a prevenção, é importante reconhecer os sinais de alerta como o isolamento social, por exemplo, e algumas frases como ‘Vou desaparecer’, ‘Vou deixar vocês em paz’, ‘Eu queria dormir e não acordar mais’, ‘Não tem solução, melhor morrer’”, orienta.

Para preparar as equipes da Saúde municipal para este tipo de situação, os profissionais da atenção básica estão sendo capacitados, por meio do matriciamento com o médico especialista da área, Everton Forlan Gervazoni, e os demais profissionais da equipe. “O matriciamento é o suporte realizado por profissionais e diversas áreas especializadas dado a uma equipe interdisciplinar, com o intuito de ampliar o campo de atuação e qualificar suas ações. Assim, podemos identificar e agilizar os atendimentos nos diversos territórios do município”, esclarece.

Alessandra ressalta que “não há uma receita para detectar seguramente quando uma pessoa está vivenciando uma crise suicida” e a melhor forma de lidar com a situação é a prevenção. “Sabemos que a melhor forma de prevenir é voltarmos algum tempo atrás, quando as pessoas se olhavam nos olhos, se tocavam com carinho e cuidavam uns dos outros. Hoje vivemos a era digital, em que as pessoas pensam que tudo se resolve em um simples toque na tela. O contato humano está cada vez mais raro. Por isso, precisamos observar nossos filhos, orientar sobre como lidar com as frustrações diárias, com a recusa, com o não e com as próprias limitações. Enfim, precisamos amar mais!”, afirma.

O CAPS  de Paraguaçu Paulista atende diariamente das 7 às 17 horas, com profissionais capacitados para realizar o acolhimento e atendimento de pessoas em sofrimento mental, informa Alessandra.

 

Conversa, prevenção e saúde mental

O suicídio é a segunda maior causa de mortes de jovens entre 15 a 24 anos, segundo pesquisa do CVV (Centro de Valorização à Vida). Só perde para acidentes.

O primeiro passo para prevenir o suicídio é conversar. Não há certo ou errado ao conversar sobre pensamentos suicidas, o importante é começar a conversa. Conversar sobre suicídio é quebrar um tabu.

Depois da conversa, o ideal é encaminhar e encorajar a pessoa a procurar ajuda profissional, com medicamentos e acompanhamento. A maioria dos casos vem de quedas ou desequilíbrio na saúde mental do indivíduo, tão importante quanto a saúde física. Cuidar, prevenir e agir para o equilíbrio da saúde mental, evitando emoções negativas como ansiedade ou descontrole e doenças como depressão, é fundamental para valorizar a vida.

“Todo mês é Setembro Amarelo. Todo dia é Dia D. E hoje é um dia de reflexão”, salienta a diretora do Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista, Cristiane Bonfim.

Ela conta que a data surgiu há 25 anos. A cor da campanha foi adotada por conta da trágica história de Mike Emme, um jovem americano, de 17 anos que, em 1994, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem passando pelo mesmo desespero. “A fita amarela virou símbolo do dever de conscientização, de todo mundo, sobre o tema”, afirma Cristiane.

 


Compartilhar:  


VEJA TAMBÉM


16/11/2019 - Cão da raça Shih-tzu está sendo procurado pelos seus donos


14/11/2019 - Câmara julga contas municipais de 2017


12/11/2019 - Cachorro atravessa a pista e causa acidente próximo ao distrito de 'Conceição'


12/11/2019 - Comércio de Paraguaçu Paulista se prepara para a Black Friday


12/11/2019 - Curso gratuito de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas está com inscrições abertas


11/11/2019 - Drogaria Anjos Fórmulas Especiais é inaugurada em Paraguaçu Paulista


11/11/2019 - Escola infantil encerra projeto 'Música com Arte' com Noite Cultural


09/11/2019 - Prefeita Almira Garms participa de reunião sobre projeto de duplicação da SP/284


08/11/2019 - Comissão discute e aprova melhorias no trânsito de Paraguaçu Paulista


08/11/2019 - 1ª Feijoada Beneficente acontece neste domingo em Paraguaçu Paulista


07/11/2019 - Motociclista é arremessado contra para-brisa de carro durante acidente em rodovia de Paraguaçu


07/11/2019 - Coletora de lixo se fere durante o trabalho, em Paraguaçu Paulista


06/11/2019 - Projeto poderá transformar Borá, Lutécia e Oscar Bressane em distritos de Paraguaçu


06/11/2019 - Comidinhas Delivery é inaugurada e possui cardápio repleto de delícias


05/11/2019 - Motorista perde controle da direção e atravessa canteiro em rodovia de Paraguaçu


05/11/2019 - Cursos gratuitos do Sindicato Rural Patronal estão com inscrições abertas


04/11/2019 - Carro pega fogo e chamas atingem plantação de cana, em Paraguaçu


04/11/2019 - Colégio Objetivo resgata a memória do rock em mais uma edição do Sarau


04/11/2019 - Loja exclusiva de calçados e acessórios femininos é inaugurada em Paraguaçu Paulista


01/11/2019 - Novembro Azul: 4 notícias importantes sobre câncer de próstata


01/11/2019 - 6 alimentos importantes para a saúde da mulher


31/10/2019 - Espaço Kids proporciona contato com a natureza e muita diversão para a criançada


31/10/2019 - Educação de Paraguaçu apresenta Projeto Zeladoria na Escola de Prefeitos


31/10/2019 - Saúde e Assistência Social encerram Outubro Rosa com momento de beleza e palestra


30/10/2019 - Três menores de idade são apreendidos após PM encontrar grande quantidade de drogas, em Paraguaçu


30/10/2019 - Escritor retrata anos vividos em Paraguaçu em livro lançado no último fim de semana


29/10/2019 - Betânia Turismo prepara excursão bate e volta para 'O Figueiral'


28/10/2019 - Casa da Amizade promove Festa Árabe beneficente no Rotary de Paraguaçu


26/10/2019 - Associação de Combate ao Câncer lança 3ª edição do Calendário Outubro Rosa


26/10/2019 - Neste feriado de 28 de outubro, a coleta de lixo será feita normalmente