11/09/2019 - SETEMBRO AMARELO

A melhor forma de prevenir o suicídio, é o diálogo

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura - Silvana Paiva


Para capacitar as equipes da Saúde municipal para atuar em situações de tentativa de suicídio, os profissionais da atenção básica estão sendo capacitados, por meio do matriciamento com o médico especialista da área.

 


 

Nove em cada dez mortes por suicídio poderiam ser evitadas. Os dados, da Organização Mundial da Saúde (OMS), reforçam a importância da valorização da vida e da conscientização sobre ela. Por isso, dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio: o Dia D do mês que celebra e reforça a importância do tema: o setembro amarelo.

Em Paraguaçu Paulista, a prevenção do suicídio está sendo intensificada nas unidades de saúde e, especialmente no CAPS – Centro de Atenção Psicossocial.

De acordo coma assistente social e coordenadora do CAPS, Alessandra Santana Villarino de Castro, durante todo o mês de setembro, a unidade trabalha intensamente a prevenção do suicídio. “Esse é um tema complexo, de múltiplas determinações e de grande dificuldade de abordagens, pelo tabu que vivenciamos em nossa sociedade. Sabemos que o suicídio pode afetar indivíduos de diferentes idades, origens, classes sociais, orientação sexual e identidade de gênero”, esclarece Alessandra.

A assistente social orienta que os motivos são os mais diversos, e muitos casos acontecem impulsivamente em momentos de crise, quando as pessoas têm surtos diante de estresses, problemas financeiros, separações, dores ou doenças. “Para trabalhar a prevenção, é importante reconhecer os sinais de alerta como o isolamento social, por exemplo, e algumas frases como ‘Vou desaparecer’, ‘Vou deixar vocês em paz’, ‘Eu queria dormir e não acordar mais’, ‘Não tem solução, melhor morrer’”, orienta.

Para preparar as equipes da Saúde municipal para este tipo de situação, os profissionais da atenção básica estão sendo capacitados, por meio do matriciamento com o médico especialista da área, Everton Forlan Gervazoni, e os demais profissionais da equipe. “O matriciamento é o suporte realizado por profissionais e diversas áreas especializadas dado a uma equipe interdisciplinar, com o intuito de ampliar o campo de atuação e qualificar suas ações. Assim, podemos identificar e agilizar os atendimentos nos diversos territórios do município”, esclarece.

Alessandra ressalta que “não há uma receita para detectar seguramente quando uma pessoa está vivenciando uma crise suicida” e a melhor forma de lidar com a situação é a prevenção. “Sabemos que a melhor forma de prevenir é voltarmos algum tempo atrás, quando as pessoas se olhavam nos olhos, se tocavam com carinho e cuidavam uns dos outros. Hoje vivemos a era digital, em que as pessoas pensam que tudo se resolve em um simples toque na tela. O contato humano está cada vez mais raro. Por isso, precisamos observar nossos filhos, orientar sobre como lidar com as frustrações diárias, com a recusa, com o não e com as próprias limitações. Enfim, precisamos amar mais!”, afirma.

O CAPS  de Paraguaçu Paulista atende diariamente das 7 às 17 horas, com profissionais capacitados para realizar o acolhimento e atendimento de pessoas em sofrimento mental, informa Alessandra.

 

Conversa, prevenção e saúde mental

O suicídio é a segunda maior causa de mortes de jovens entre 15 a 24 anos, segundo pesquisa do CVV (Centro de Valorização à Vida). Só perde para acidentes.

O primeiro passo para prevenir o suicídio é conversar. Não há certo ou errado ao conversar sobre pensamentos suicidas, o importante é começar a conversa. Conversar sobre suicídio é quebrar um tabu.

Depois da conversa, o ideal é encaminhar e encorajar a pessoa a procurar ajuda profissional, com medicamentos e acompanhamento. A maioria dos casos vem de quedas ou desequilíbrio na saúde mental do indivíduo, tão importante quanto a saúde física. Cuidar, prevenir e agir para o equilíbrio da saúde mental, evitando emoções negativas como ansiedade ou descontrole e doenças como depressão, é fundamental para valorizar a vida.

“Todo mês é Setembro Amarelo. Todo dia é Dia D. E hoje é um dia de reflexão”, salienta a diretora do Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista, Cristiane Bonfim.

Ela conta que a data surgiu há 25 anos. A cor da campanha foi adotada por conta da trágica história de Mike Emme, um jovem americano, de 17 anos que, em 1994, tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo. Seus amigos e familiares distribuíram no funeral cartões com fitas amarelas e mensagens de apoio para pessoas que estivessem passando pelo mesmo desespero. “A fita amarela virou símbolo do dever de conscientização, de todo mundo, sobre o tema”, afirma Cristiane.

 


Compartilhar:  


VEJA TAMBÉM


21/09/2019 - Faixa elevada é instalada na Avenida Paraguaçu, em frente ao PTC


21/09/2019 - Paraguaçu participa de programa cultural que destina R$ 12,5 milhões para municípios


20/09/2019 - Drogaria Poupaqui continua promoção que dá desconto na compra de mais uma unidade


20/09/2019 - Sindicato Rural recebe inscrições para o curso 'Bovinocultura de Leite e Corte'


19/09/2019 - Alergia ao calor causa irritações; entenda


19/09/2019 - Noiva grávida morre momentos antes do seu casamento em São Paulo


19/09/2019 - Unimed Assis conquista 1º lugar entre as 13 singulares da regional Bauru com a '7ª Caminhada'


19/09/2019 - Igreja Nossa Senhora da Paz comemora 92 anos de fundação


19/09/2019 - 2ª Copa Basquete Master + 40 acontece neste fim de semana em Paraguaçu Paulista


18/09/2019 - 2ª Cia da PM faz homenagem à equipe policial destaque do mês de agosto


18/09/2019 - Rotary Club promove palestra de alerta, combate e prevenção do mal do século: o suicídio


17/09/2019 - Corpo de Bombeiros recebe equipamento para ajudar no salvamento de vítimas presas em ferragens


17/09/2019 - AMU Unimed Assis e AADVAR realizam visitas guiadas no Jardim Sensorial do Parque Buracão


16/09/2019 - Idosa de 80 anos fica ferida após ser roubada no centro de Paraguaçu Paulista


16/09/2019 - Búfalas São João recebe certificado de registro SIM


16/09/2019 - Queimada de grandes proporções atinge área de mata em Paraguaçu Paulista


14/09/2019 - Energisa emite aviso de desligamento programado de energia elétrica em pontos de Paraguaçu Paulista


14/09/2019 - Pregão Eletrônico será realizado para venda de madeira de Pinus e Eucalyptus de Horto Florestal


13/09/2019 - Ciretran realiza leilão de veículos em Paraguaçu Paulista com mais de 130 lotes


13/09/2019 - Drogaria Poupaqui realiza promoção que dá desconto na compra de mais uma unidade


13/09/2019 - Câmara promove palestra sobre suicídio


12/09/2019 - Morador de Maracaí vai entregar currículo em usina e acaba sofrendo acidente


12/09/2019 - Comércio de Paraguaçu Paulista funciona até as 17h neste sábado (14)


12/09/2019 - ACE recebe inscrições para a oficina 'Sei formar preço'


11/09/2019 - Times de Paraguaçu, Borá e Assis ganham 4ª rodada do Campeonato Regional de Futsal Infantil


11/09/2019 - PM realiza sonho de paraguaçuense de 11 anos que quer ser policial


10/09/2019 - Artigo: Tratando-se de Jesus e sua passagem por este planeta


10/09/2019 - Grande Lago recebe a 29ª Prova Pedestre José de Oliveira Melo


10/09/2019 - Prefeita entrega equipamento para o Corpo de Bombeiros de Paraguaçu


10/09/2019 - Assistência Social participa do lançamento do Programa 'Meu Emprego - Trabalho Inclusivo'