Câmara promove palestra sobre suicídio

O evento é parte do Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio, instituído por meio do Decreto Legislativo nº 77.


 


A palestra  "Prevenção ao Suicídio – Valorizando Vidas” foi proferida pela professora mestre Mariana Carolina Vastag
 

Foi realizada na última terça-feira (10) a palestra  "Prevenção ao Suicídio – Valorizando Vidas”, proferida pela professora mestre Mariana Carolina Vastag. O evento é parte do Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio, instituído por meio do Decreto Legislativo nº 77, com projeto de autoria da vereadora Neide Teodoro.

A Mesa Principal da solenidade esteve composta pelas seguintes autoridades: vereadora Luciana, representando o Presidente da Câmara Serginho; Prefeita Almira Garms; vereadora Neide Teodoro; Íris Vieira, psicólogo; Cristiane Bonfim, diretora do departamento de saúde; e a palestrante da tarde, professora Mariana. Na ocasião, fizeram uso da palavra a representante do Legislativo, vereadora Luciana; a Prefeita Almira; e a vereadora Neide.

Em seguida, Mariana deu início a sua palestra. A profissional da saúde trouxe dados importantes e destacou como é possível identificar e ajudar uma pessoa que tenha pensamentos suicidas. O Brasil é o 8º país em número absoluto de suicídios, onde, em média, 11 mil pessoas tiram a vida por ano; o suicídio é a quarta maior causa de morte entre 15 e 29 anos de idade. Mais de 65% dos óbitos nessa faixa etária são por causas externas – violências e acidentes. A maioria das tentativas de suicídio ocorre entre mulheres – elas representam 69%, porém, homens morrem mais por suicídio – 79%.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), transtornos mentais como depressão, abuso de álcool, transtorno bipolar e esquizofrenia se encontram entre as 20 principais causas de incapacidade; estima-se que atualmente a depressão afeta cerca de 350 milhões de pessoas, sendo que a taxa de prevalência na maioria dos países varia entre 8% e 12%. É a principal causa de incapacitação dos indivíduos no mundo quando se considera o total de anos perdidos (8,3% dos anos para homens e 13,4% para mulheres), e a terceira principal causa da carga global de doenças em 2004. A previsão é de que subirá ao primeiro lugar até 2030.

Entre os principais fatores de risco estão: história de hospitalização (início e saída da internação); gravidade da depressão; história familiar de comportamento suicida; transtornos psicóticos; situações deflagrantes recentes: aniversários, datas importantes, luto, meios de acesso às armas letais; preparação de um testamento ou cenas de despedida; melhora súbita do humor depressivo e/ou desistência repentina do ato; precaução para evitar intervenção, como isolamento ou minimização do risco de descoberta; nenhuma ação para pedir socorro após o evento; pessoa com remorso por sobreviver à tentativa.

Mariana explicou que podemos identificar e ajudar a tempo pessoas da nossa convivência que apresentem estes sinais de que podem cometer suicídio. Para ajudar essas pessoas, em nosso município temos o CAPS pelo telefone 3361-5144, a Santa Casa pelo 3361-1133 ou ainda é possível enviar um e-mail para a palestrante – [email protected] – para que receba as devidas orientações de como proceder e ajudar alguém que apresente sinais ligados a um possível suicídio.

A palestrante Mariana é enfermeira graduada pela Universidade de Marília; pós-graduada em Psiquiatria e Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Marília; e pós-graduada em Formação Didático Pedagógica em Enfermagem pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação Faculdades Iguaçu. Possui experiência em Enfermagem Psiquiátrica, atuando principalmente nos Transtornos Psiquiátricos de Causa Orgânica, Terceira Idade, Pesquisa e Educação Profissional.

 

 



i7 Notícias
-->