Rotary Club promove palestra de alerta, combate e prevenção do mal do século: o suicídio

No Pronto-Socorro da Santa Casa de Paraguaçu Paulista é contabilizada uma tentativa de suicídio a cada dois dias e uma automutilação por semana.


No Pronto-Socorro da Santa Casa de Paraguaçu Paulista é contabilizada uma tentativa de suicídio a cada dois dias e uma automutilação por semana

 


Psicólogo Iris Vieira proferindo a palestra sobre suicídio

 

Dentro da área de serviços humanitários, o Rotary Club de Paraguaçu Paulista realizou no último dia 10 uma palestra sobre o suicídio, tema de grande importância e que está em seu mês de campanha, o Setembro Amarelo.

O tema foi abordado pelo psicólogo, clínico e hospitalar, Iris Vieira, pós graduando em coach educacional, e coordenador do projeto “De Bem com a Vida”, de sua autoria, que está sendo implantado em vários setores e divulgado a nível estadual, que visa combater e prevenir o mal deste século que é o suicídio.

De acordo com Iris Vieira, estudos demonstram que o suicídio é frequente em idades que delineiam as fronteiras da vida como a puberdade e adolescência e a maturidade e a velhice, e acometem as pessoas entre os 15 e 44 anos de idade. As mulheres apresentam quatro vezes mais tentativas que os homens. Entretanto, os homens são muito mais eficazes nos métodos encontrados para morrer. Nos jovens, o suicídio é a terceira causa de morte atrás dos acidentes e homicídios, sendo que as causas estão relacionadas a conflitos comuns (educação, criação e conduta familiar) (ABC Saúde, 2005).

“Estima-se que 800 mil pessoas morram desta forma anualmente (65 mil nas Américas). Para cada morte existem 26 tentativas (OMS). A cada 40 segundos alguém comete suicídio, o que equivale a 1,4% dos óbitos totais. No Brasil 24 pessoas morrem diariamente, ou seja, 4,9 pessoas a cada 100.000 habitantes, sendo que no Rio Grande do Sul encontram-se os maiores índices (11/100.000 habitantes) e Porto Alegre, encontra-se a capital com maior taxa (11,9/100.000 habitantes)”, explicou o psicólogo.

Hoje o suicídio assim como a automutilação nas escolas está sendo considerado como epidemia, devido a sua incidência cotidiana.

Em Paraguaçu Paulista, em uma estimativa de dez anos, foi encontrado um número significativo de reincidência de tentativas de suicídio e automutilações de jovens nos atendimentos de urgência no Pronto-Socorro da Santa Casa, pelo serviço de Psicologia, sendo uma tentativa a cada dois dias e uma automutilação por semana.

Em estudo mais aprofundado sobre as causas, dificuldades familiares e no relacionamento afetivo estavam entre as causas principais em tentativa de suicídio.

“Em reuniões com os representantes da Santa Casa, Caps e diretores de Educação, Saúde e Social, estabelecemos a implantação do projeto ‘De Bem Com a Vida’, uma vez que eu já havia realizado um piloto do projeto na Escola Estadual Diva Figueiredo entre 2015 e 2017”, disse Vieira.

Ainda de acordo com o psicólogo, durante os trabalhos realizados no período de 2017 até o presente momento, houve uma diminuição no número de tentativas graves e um aumento no encaminhamento de ideações suicidas e automutilações. Aumento este relacionado à localização de casos que antes estavam ocultos.

“O trabalho em rede proporciona hoje um atendimento muito rápido às ideações, uma vez atendido o paciente o risco de uma tentativa diminui. As palestras nas escolas diminuíram os índices de automutilação e bulling escolar, segundo o depoimento dos diretores das escolas. A conscientização da população colaborou para que as postagens de ideação suicida e automutilação chegassem ao nosso grupo em pouco tempo, sendo possível localizar em qualquer local da cidade onde há algum caso”, concluiu o palestrante.

 


Entregue do certificado ao palestrante Iris Vieira

 



i7 Notícias
-->