Igreja Nossa Senhora da Paz comemora 92 anos de fundação

A data foi celebrada com missa solene, que contou com a presença do Bispo Dom Argemiro de Azevedo.


A Igreja Nossa Senhora da Paz foi construída através da doação do terreno feita pelo morador Domingos Paulino Vieira 

 


Missa solene celebrada nesta quarta-feira, dia 18, em comemoração aos 92 anos da Igreja Nossa Senhora da Paz
 

A Igreja Nossa Senhora da Paz comemorou no último domingo, dia 15, 92 anos de fundação. A data foi celebrada nesta quarta-feira, dia 18, com missa solene, que contou com a presença do Bispo Dom Argemiro de Azevedo.

Tudo se iniciou com a vinda dos irmãos Domingos Paulino Vieira e João Batista Vieira, e outras famílias a Paraguaçu Paulista.

A família, religiosa e devota, acalentava o sonho de construir uma igreja para colocar a imagem de Nossa Senhora da Paz. João Batista pediu ao irmão a doação de um terreno para a construção da igreja. Domingos doou um quarteirão no centro do povoado, que hoje é o que conhecemos como Praça Nove de Julho.                                                           

No ano de 1927, foi erguido um cruzeiro e iniciou-se a construção de uma pequena igreja de madeira, para onde foi levada a imagem de Nossa Senhora da Paz, como padroeira do povoado.

A Igreja pertencente ao povoado de Paraguaçu foi anexada a extinta paróquia de Conceição de Monte Alegre que foi criada por um Decreto Episcopal de Botucatu, ficando sob a orientação daquela Paróquia até 1930, quando a Igreja de Paraguaçu foi elevada a categoria de Paróquia. Em 19/02/1930 tomou posse o primeiro Pároco, mesmo que provisório, o Padre Francisco Von Der Mass.

Com o desenvolvimento do povoado, transformando-se em cidade, nasceu da população a vontade de construir uma igreja de alvenaria. Em 1932 teve inicio a construção da nova Igreja. 

Em 02/09/1943, iniciou-se o primeiro momento com os Frades Agostinianos Recoletos na Paróquia Nossa Senhora da Paz, quando tomou posse como Pároco Frei Serapio Rodrigues, que permaneceu no cargo até seu falecimento em 1949, e encontra-se sepultado no cemitério local. Depois do falecimento de Frei Serapio, assumiu como Pároco Frei José Cerdan, que teve como coadjutor (vigário paroquial), Frei Joaquim do Nascimento. Durante a permanecia dos Freis Agostinianos Recoletos na Paróquia, a igreja de alvenaria foi concluída, a atual Igreja Matriz. A imagem de Nossa Senhora da Paz foi restaurada e colocada na nova igreja, onde permanece até hoje.

 


Foto da construção da Igreja Nossa Senhora da Paz em alvenaria 

 


Igreja Nossa Senhora da Paz após 92 anos

 



i7 Notícias
-->