Carreta da Mamografia começa a atender em Paraguaçu Paulista

A Carreta da Mamografia atenderá até o próximo sábado, dia 7 de dezembro.


Devido à instalação da carreta, os usuários do CEM estão tendo acesso pela Avenida Hissagy Marubayashi e os da Prefeitura Municipal pela Rua Presidente Costa e Silva.

 


A prefeita Almira Garms com a diretora de Saúde Cristiane Bonfim recepcionaram na manhã desta segunda-feira (2), os técnicos Cícero Pereira da Silva e Pedro José de Freitas (a partir da esquerda) que estão fazendo a instalação da carreta do Programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde (Foto: Gabinete/Cedida)
 

A carreta do Programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Departamento Municipal de Saúde, começa a atender nesta segunda-feira (2), em Paraguaçu Paulista.

Devido à instalação da carreta, os usuários do CEM – Centro de Especialidades Médicas – estão tendo acesso pela Avenida Hissagy Marubayashi e os da Prefeitura Municipal pela Rua Presidente Costa e Silva.

A Carreta da Mamografia atenderá até o próximo sábado, dia 7 de dezembro. Os horários de atendimento serão: no dia 2, segunda-feira, a partir das 13 horas, com distribuição de 20 senhas; de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas, com a distribuição de 50 senhas por dia; e no sábado, dia 7, das 9 às 13 horas, com a distribuição de 20 senhas.

O serviço-móvel oferece mamografia gratuita, sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade, e com a apresentação de pedido médico para mulheres entre 39 e 49 anos.

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica do Departamento de Saúde, Renata Chadi e Silva, no caso das mulheres mais jovens é obrigatório levar o pedido médico, além do RG e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A solicitação pode ter sido emitida tanto por profissionais da rede pública quanto particular. “Já as mulheres com idade acima de 50 anos devem apresentar apenas RG e o cartão SUS”, orientou Renata.

Ela informou também que não haverá agendamento prévio e que o atendimento será por meio de demanda espontânea e distribuição de senhas, nos dias em que a carreta do Programa “Mulheres de Peito” estará em Paraguaçu Paulista.

A prefeita Almira Garms esteve na manhã desta segunda-feira acompanhando a instalação da carreta, junto da diretora de Saúde, Cristiane Bonfim.  “O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e no estado de São Paulo, por isso a importância de trabalharmos a prevenção, para o quê chamamos as mulheres de Paraguaçu para que não percam esta oportunidade de fazer a mamografia gratuitamente”, disse a prefeita Almira.

A diretora municipal de Saúde, Cristiane Bonfim informou que as imagens captadas pelos mamógrafos da carreta do Programa “Mulheres de Peito” são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. “O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento”, esclareceu a diretora Cristiane Bonfim. “Caso seja detectado algum problema, as mulheres são encaminhadas para acompanhamento e tratamento em um hospital de referência da rede estadual”.

 


Em parceria com o Departamento Municipal de Saúde, a carreta do Programa “Mulheres de Peito” atenderá em Paraguaçu Paulista
entre os dias 2 e 7 de dezembro, na esquina do CEM (Foto: Silvana Paiva)

 



i7 Notícias
-->