Torta de Nozes

Esta é a sobremesa certa para grandes comemorações. É chique e muito gostosa.


 

 

Esta é a sobremesa certa para grandes comemorações. É chique e muito gostosa. Chama torta mas na verdade é bolo, com massa de nozes, recheio de baba de moça e cobertura de merengue. Imagine! Ou melhor, experimente.

 

PARA A MASSA

INGREDIENTES

500 g de nozes sem cascas e moídas (cerca de 5 xícaras)

2 xícaras (chá) de açúcar

5 colheres (sopa) de farinha de rosca

12 ovos

Manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a assadeira

 

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte duas assadeiras redondas de 30 cm com manteiga. Corte dois discos de papel-manteiga usando o fundo da fôrma como medida. Pressione com os dedos para colar o papel no fundo untado e unte novamente com manteiga sobre o papel. Polvilhe com farinha de trigo, chacoalhe para espalhar e bata sobre a pia para retirar o excesso.

Sobre uma tigela, peneire o açúcar – ele não pode estar com gruminhos ou empedrado na hora de bater com os ovos. Em outra tigela, misture as nozes moídas com a farinha de rosca e reserve. Como o bolo não leva fermento, é importante deixar todos os ingredientes no jeito antes de começar a bater.

Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, transferindo as claras para a tigela da batedeira e as gemas para outra tigela – se um estiver estragado, você não perde toda a receita.

Bata as claras em neve: comece a bater em velocidade baixa, até começar a espumar, aumente a velocidade gradualmente e deixe bater por mais 5 minutos até atingir o ponto de neve firme. Acrescente as gemas, uma a uma, batendo entre cada adição. Por último, adicione o açúcar aos poucos, sem parar de bater, até formar um creme fofo e brilhante – se necessário, pare de bater e raspe as laterais da tigela com uma espátula para incorporar o açúcar.

Transfira o creme de ovos para uma tigela bem grande – tem que ser grande mesmo para você conseguir misturar toda a massa. Acrescente a mistura de nozes e farinha aos poucos, misturando delicadamente com a espátula, de baixo para cima.

Divida a massa nas duas assadeiras preparadas e nivele com a espátula. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos. Espete com um palito para conferir: se sair limpo, o bolo está pronto. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar. Enquanto isso, prepare o recheio.

OBS: se quiser fazer a torta no formato retangular, utilize duas assadeiras de 34 cm X 24 cm.

 

PARA O RECHEIO

INGREDIENTES

6 gemas (reserve as claras para a cobertura)

¾ de xícara (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de água

¾ de xícara (chá) de leite de coco caseiro (200 ml)

6 claras de ovos

1 ½ xícara (chá) de açúcar

 

MODO DE PREPARO

Numa panela pequena coloque a água, o açúcar e misture delicadamente com a ponta do dedo até dissolver –  assim o açúcar não espirra na lateral da panela e você evita de queimar a calda.

Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, até que a calda atinja o ponto de fio: mergulhe e levante uma colher, se formar um fio fino entre as gotas, está pronta. Desligue o fogo e deixe amornar por 5 minutos.

Sobre uma tigela, passe as gemas pela peneira, pressionando com as costas de uma colher. Descarte a película que ficou na peneira – é ela que pode deixar a baba de moça com um aroma forte de ovo.

Junte o leite de coco e as gemas à calda e misture bem com o batedor de arame. Volte a panela ao fogo baixo e mexa com uma espátula, por cerca de 10 minutos ou até engrossar – lembre-se de que o creme engrossa ao esfriar, ele deve sair da panela na consistência de mingau. Atenção: se o creme começar a grudar no fundo, retire a panela do fogo, mexa vigorosamente com o batedor de arame para resfriar e volte ao fogo. Repita esse vai e vém quantas vezes necessário para evitar a formação de grumos.

Transfira a baba de moça para uma tigela e cubra com filme em contato com o creme – isso evita a formação de uma película endurecida na superfície. Deixe amornar antes de levar para a geladeira.

 

PARA A COBERTURA E MONTAGEM

INGREDIENTES

6 claras de ovos

1 ½ xícara (chá) de açúcar

 

MODO DE PREPARO

Leve uma panela pequena com água ao fogo médio – ela vai ser a base para o banho-maria.

Numa tigela de vidro refratário, coloque as claras e o açúcar. Encaixe a tigela na panela e mexa com o batedor de arame, por cerca de 4 minutos, até ficar liso. Atenção para não cozinhar as claras: para ter certeza de que está no ponto, com uma colher retire uma porção da mistura e com a ponta dos dedos verifique se as claras estão aquecidas e sem grãozinhos de açúcar.

Transfira para a tigela da batedeira e bata em velocidade alta por cerca de 10 minutos, até esfriar e formar um merengue firme e brilhante.

Cubra um dos bolos com um prato redondo, desvire de uma só vez para desenformar e transfira para o prato de servir. Desenforme o outro bolo e reserve.

Espalhe toda a baba de moça sobre o bolo, do centro para as laterais, deixando 1 cm da borda livre – assim o recheio não escorre – e cubra com o outro bolo.

Com uma espátula de confeitar, espalhe primeiro uma camada fina de merengue sobre toda a superfície do bolo – assim a cobertura fica perfeita, sem nenhum pedacinho de bolo aparecendo. Cubra o bolo com o restante do merengue e decore com as costas da colher para ficar bem rústico, formando picos. Sirva a seguir ou leve para a geladeira até a hora de servir.

 

BOLO EM ETAPAS

Faça um bom planejamento para a festa: você pode assar o bolo e preparar a baba de moça até 3 dias antes da festa. Armazene a baba de moça na geladeira e reserve o bolo em temperatura ambiente, bem embalado com filme em duas travessas. Deixe apenas para bater o merengue e montar o bolo no dia.

 



i7 Notícias
-->