Acepp prepara o tradicional motitsuki no 1º dia do ano

O evento aconteceu no último dia 1º na sede da associação.


O evento aconteceu no último dia 1º na sede da associação

 

 

A Acepp - Associação Cultural Esportiva de Paraguaçu Paulista iniciou o ano 2020 reunindo os seus associados para a preparação do motitsuki, que é o processo de preparo do tradicional bolinho de arroz japonês, mais conhecido como “Moti”. O evento aconteceu no último dia 1º na sede da associação.

No preparo do motitsuki, o arroz é batido em um pilão através de um gesto coordenado e sincronizado que exige prática e esforço físico, promovendo um movimento muito interessante de apreciar e participar. Depois que se alcança a consistência desejada, a massa é manuseada e dividida em bolinhos para serem consumidos em diversos tipos de pratos e receitas.

Várias pessoas participaram do preparo, algumas cuidaram do cozimento do arroz, outras foram responsáveis por socar o arroz num pilão com um utensílio na forma de martelão e teve também a pessoa que, entre uma batida e outra, movimentou a massa para que a sua consistência fosse uniforme. Além disso, alguns foram encarregados de cortar a massa em pequenas porções e embalá-las.

Todo esse esforço foi uma maneira de reunir amigos e familiares. Por ser um processo muito importante para a união das pessoas, fazer o “Motitsuki” está sempre incorporado em festas e datas especiais no Japão e aqui no Brasil, através dos descendentes e imigrantes japoneses.

 



i7 Notícias
-->