Defesa Civil alerta que até domingo poderão ocorrer pancadas de chuva em Paraguaçu

As rajadas de vento registradas em Paraguaçu na quinta-feira (2), já resultaram no destelhamento de uma casa e a Defesa Civil socorreu com fornecimento de lona.


Na quinta-feira, por causa da ventania durante a chuva, uma casa foi destelhada e a Defesa Civil de Paraguaçu socorreu com fornecimento de lona.

 


Também uma árvore caiu em cima de um carro estacionado na Rua Quatá, no bairro Barra Funda.
Não havia pessoas no veículo e ninguém se feriu (Reprodução)

 

 A partir desta sexta-feira, 3 de janeiro, um grande sistema de baixa pressão atmosférica se espalha mais sobre o Sudeste e sobre o Centro-Oeste do Brasil e persiste por vários dias. Até o domingo, 5 de janeiro, uma grande quantidade de nuvens carregadas se forma sobre o todos os estados destas regiões e poderão ocorrer muitas pancadas de chuva, inclusive em Paraguaçu Paulista.

A previsão é do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia – e para hoje, poderá chover até 40 mm em Paraguaçu Paulista, e 20 mm no sábado e 20 mm no domingo. De forma geral, a situação é de atenção para chuva moderada a forte, com raios e fortes rajadas de vento.

As rajadas de vento registradas em Paraguaçu na quinta-feira (2), já resultaram no destelhamento de uma casa e a Defesa Civil socorreu com fornecimento de lona.

Também uma árvore caiu em cima de um carro estacionado na Rua Quatá, no bairro Barra Funda. Não havia pessoas no veículo e ninguém se feriu. De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma equipe foi encaminhada para a retirada da árvore e desobstrução da rua que ficou com trânsito impedido temporariamente.

A informação é do chefe da Defesa Civil de Paraguaçu Paulista, coronel Carlos Alberto Hipólito Ferreira. Ele orienta para que a população se proteja, busque abrigo e evite áreas abertas quando da ocorrência de temporal.

“Em caso de chuva forte, recomendamos que a pessoa procure abrigo em locais fechados e evitar áreas abertas, como terrenos ou rios, lagos e praias”, reforçou o coronel Hipólito.

Entre as principais orientações, em caso de chuva forte, ventos e raios, estão:

- Permanecer em local seguro até que a chuva e as consequências dela estejam sob controle, para evitar acidentes e mortes;

- Caso esteja de carro, verifique se a água ultrapassa 1/4 do pneu, pois acima deste nível, há elevado risco do carro perder a dirigibilidade e ser conduzido pela correnteza.

- Em casos de ventos fortes, mantenha-se abrigado em local de estrutura de firme, tais como casas, estabelecimentos comerciais etc;

- Em caso de falta de luz, desligue todos os equipamentos elétricos possíveis. Opte por lanternas, e não por velas, mas caso a substituição não seja possível, mantenha a vela em um suporte com água e apague-a antes de dormir;

- Retire das ruas os sacos de lixo que ainda aguardam recolhimento pela companhia de limpeza urbana.

Em casos de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199, ou também os Bombeiros (193) e a Polícia Militar (190).

 


As rajadas de vento registradas em Paraguaçu na quinta-feira (2), já resultaram no destelhamento de uma casa e a Defesa Civil 
socorreu com fornecimento de lona (Foto: Defesa Civil/Cedida)

 

Fim de semana com chuva forte

O primeiro fim de semana de semana de 2020 será marcado por chuva forte em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil, devido à possível formação de ZCAS – Zona de Convergência do Atlântico Sul.

A formação destas grandes áreas de instabilidade está associada a configuração de ventos sobre a América do Sul, em diversos níveis da atmosfera.

Os ventos vão manter a canalização de ar úmido e quente (convergência de umidade) do Norte para o Centro-Oeste e para o Sudeste, por vários dias consecutivos, e a expectativa é de formação de uma ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul)  a partir de 3 de janeiro, sexta-feira. A ZCAS é um dos mais importantes sistemas provedores da chuva do verão no Brasil.

 



i7 Notícias
-->