Pavê de banana com doce de leite

O doce você já conhece, deliciosas camadas de sabor. Esta versão ganha biscoito feito em casa. O resultado? Melhor impossível.


O doce você já conhece, deliciosas camadas de sabor. Esta versão ganha biscoito feito em casa. O resultado? Melhor impossível.

 

 

PARA A MASSA DE BISCOITO

INGREDIENTES

3 xícaras (chá) de farinha de trigo

150 g de manteiga gelada em cubos

1 xícara (chá) de açúcar

2 ovos

1 colher (sopa) de fermento em pó

½ xícara (chá) de nozes picadas

1 pitada de sal

1 colher (sopa) de açúcar para polvilhar

 

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).

Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Junte os cubos de manteiga e misture bem com as pontas dos dedos até formar uma farofa.

Em outra tigela, quebre 1 ovo e junte à farofa. Quebre o outro ovo, utilizando a casca para separar a clara da gema. Junte a gema à farofa e reserve a clara para a finalização. Com as mãos, misture bem os ingredientes até a massa ficar lisa.

Transfira a massa para uma assadeira grande, de cerca de 40 cm X 30 cm – espalhe e pressione a massa com as mãos para cobrir todo o fundo da assadeira formando uma placa uniforme.

Bata levemente a clara reservada com um batedor de arame (ou garfo) até espumar. Com uma colher, espalhe a clara batida sobre a massa, polvilhe com as nozes e o açúcar. Com uma espátula (ou faca), corte a massa ao meio no sentido do largura para formar as 2 camadas de biscoito do pavê – se necessário, utilize o fundo do refratário do pavê como molde.

Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos até dourar. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar.

 



i7 Notícias
-->