02/08/2011 -

Dicas para ter uma bela pele


Quando o assunto é beleza, temos que admitir que não é fácil a pessoa ser disciplinada no que toca aos cuidados com a pele. Simples ações realizadas no dia-a-dia como passar protetor solar, creme hidratante, dormir bem, às vezes são deixadas de lado ou simplesmente esquecidas. Com a beleza não se brinca. É um trabalho de longo prazo que vai render frutos no futuro. É como manter dinheiro na poupança, no início não parece muito, mas depois de 20 anos de juros, você verá a diferença.

Para cuidarmos da beleza de nossa pele não podemos ter preguiça ou indisciplina pois a falta de cuidado pode ser determinante para no futuro termos uma pele saudável ou não.

Nós sabemos o quanto é difícil manter todos os bons hábitos de cuidado com a beleza. Tomar um banho muito quente ou esquecer de tirar a maquiagem não podem se tornar rotina. Para exemplificar, vamos deixar aqui os 5 erros mais comuns que são cometidos e as suas principais consequências na pele.

Não Usar Protetor Solar

Quem não quer ter um envelhecimento precoce da pele deve obrigatoriamente usar protetor solar. O seu uso no dia a dia além de prevenir o envelhecimento, evita o câncer de pele, ou seja, além de ser um excelente tratamento de estética e beleza, é também uma forma de manter a saúde. A falta de protetor solar poderá causar a perda da elasticidade da pele, o aparecimento de manchas, ressecamento excessivo e obviamente queimaduras. A solução para esses problemas é bem simples, basta usar sempre o protetor solar adequado à sua pele, independentemente da época do ano e mesmo em dias nublados. A aplicação deve ser feita ainda em casa 30 minutos antes de sair. A reaplicação se faz necessária e irá variar de acordo com o tipo de protetor utilizado. Alguns protetores solares importados e desenvolvido principalmente para esportistas, podem durar até 11 horas, o que os torna ideais em qualquer situação. Além de proteger do sol, o protetor ajuda a hidratar a pele e as suas propriedades antioxidantes retardam o envelhecimento.

 

Dormir Mal

Cada pessoa tem as suas próprias necessidades de descanso, mas geralmente o que é recomendado para a maioria das pessoas é dormir 8 horas por noite. Quando a pessoa dorme bem, faz com que se diminua o estresse e ajuda a prevenir algumas doenças crónicas. Com relação a beleza e saúde da pele, o sono é importante para equilibrar o pH e a hidratação. Isso sem falarmos nas olheiras, pois uma noite mal dormida irá certamente evidenciar esse problema. Para amenizar as olheiras poderá fazer umas compressas de água gelada ou chá de camomila gelado e aplicar no local. A vasoconstrição dos vasos sanguíneos em função da baixa temperatura, irá amenizar o aspecto de cansaço.

 

Tomar banho muito quente

Quem quer ter uma pele saudável não pode tomar banhos muito quentes. A beleza da pele já é prejudicada em função das condições climáticas como frio, baixa umidade do ar ou o vento, se ao passar por tudo isso a pele ainda for exposta a banhos demorados e muito quentes, será mais um fator para aumentar o ressecamento e consequentemente o envelhecimento da pele. A água quente retira a gordura da pele. Essa gordura é responsável por proteger a pele e mantê-la bonita e saudável. Se sentir que a sua pele está seca, faça uma hidratação mas lembre-se do seu tipo de pele. Para peles oleosas é melhor optar por hidratantes oil-free que hidratam sem excesso de gordura.

 

Uso de Clareadores de Pêlos

O principal risco dos clareadores, principalmente quando são utilizados no buço, é o aparecimento de alergias, o que pode acarretar manchas na pele. Neste caso o melhor a fazer é tentar fazer uma depilação a laser, mas lembrando sempre que ao usar o laser é importante mais do que nunca usar protetor solar e não ir a praia ou ficar exposta ao sol, pois o sol poderá causar manchas na região onde o laser foi aplicado.

 

Não cuidar do Pescoço e Mãos

Os cuidados com a beleza da pele do pescoço e das mãos é daquelas coisas que muitas vezes são deixadas de lado mas que no futuro irão cobrar o seu preço. Essas duas regiões, por ficarem demasiadamente expostas, mostram sem dó nem piedade a idade de uma pessoa. A pele do pescoço é uma pele muito fina e requer tratamento adequado. Procure aplicar os produtos feitos especialmente para o pescoço. Hoje em dia já é possível encontrar produtos de qualidade e feitos para esse tipo de pele. O protetor solar também nunca deverá ser esquecido nessas duas partes do corpo. Para a pele das mãos, um protetor solar fator 50 é essencial, além de um hidratante com despigmentantes e antioxidantes. Se as suas mãos já apresentam manchas e os cremes não resolvem, tentem um tratamento de luz pulsada ou um peeling de ácido retinóico. O melhor sempre é procurar um dermatologista para lhe receitar o melhor tratamento.

Como podem ver, cuidar da beleza da pele é uma questão de hábito. Se a pessoa seguir todas essas dicas de beleza, certamente irá ter uma pele fantástica por muito mais tempo. De qualquer forma, se você seguir parte das dicas para a pele aqui deixadas, já será um bom caminho. Olhe para o espelho e imagine-se como estará daqui a 10 anos. Veja também como você era a 10 anos atrás. Tudo o que fizer em prol de sua beleza e saúde hoje, fará com que colha os frutos no futuro.

 


Compartilhar:  


VEJA TAMBÉM


12/06/2018 - Campanha de vacinação contra gripe termina na sexta-feira, 15


04/08/2017 - Asmáticos precisam de maior atenção no inverno


12/07/2017 - Andar descalço em piso frio faz mal à saúde?


26/06/2017 - Ginecologista esclarece alguns mitos sobre menstruação


29/05/2017 - Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 9 de junho


08/09/2016 - Sete benefícios de escolhas conscientes para a saúde


08/09/2016 - Tipos de menstruação: sinais importantes da sua saúde


21/01/2016 - Que métodos funcionam contra Aedes? Veja diferença entre repelentes


20/01/2016 - Santa Casa de Misericórdia de Marília declara guerra ao Aedes Aegypti


10/10/2013 - Emagreça fazendo trocas inteligentes dos alimentos


02/10/2013 - Exercício físico é tão eficaz quanto remédios para algumas doenças, mostra estudo


30/09/2013 - Aveia ajuda a emagrecer e ajuda a reduzir o colesterol


24/09/2013 - “Açúcar é a droga mais perigosa do nosso tempo”, diz especialista


11/09/2013 - Pesquisa sugere que café pode reduzir risco de câncer


03/09/2013 - Fuja dos alimentos que podem aumentar o seu apetite


20/08/2013 - Cabelo seco é diferente de ressecado; veja como tratar


15/08/2013 - Cinco bons motivos para incluir a couve no seu cardápio


13/08/2013 - Conheça quatro nutrientes que ajudam você a dormir melhor


10/08/2013 - Mulheres têm mais dor de cabeça que homens?


08/08/2013 - Ana Hickmann espera seu 1º bebê


06/08/2013 - Escova de dentes: como escolher o modelo ideal?


01/08/2013 - Beleza feminina é importante apenas para 1% dos homens


30/07/2013 - Oito alimentos para comer depois de correr ou malhar


17/05/2012 - Filtro do ar condicionado de veículo: um vilão para a saúde


03/01/2012 - Saiba quais alimentos ajudam a manter a cor do verão


05/11/2011 - Saúde Municipal prepara campanha contra o descarte irregular de remédios


27/09/2011 - Primavera é ‘tempo’ de catapora


08/04/2011 - Outono, hora de cuidar da pele


28/01/2011 - ORTOBOM dá dicas de um sono tranquilo


30/09/2010 - Cuidados com os olhos neste verão