Paraguaçu Paulista registra a primeira união homoafetiva


RETROSPECTIVA 2011


Vinte e um dias depois do Supremo Tribunal Federal aprovar o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, foi firmado ontem, dia 25, o primeiro contrato de união estável homoafetiva, em Paraguaçu Paulista.

Em poucos minutos, dois homens, que preferem se identificar apenas pelo nome fictício ‘Peter Pan’ e ‘Sininho’, assinaram um compromisso tornando o primeiro casal da Estância a possuírem uma escritura de união estável homoafetiva.

O direito reconhecido no último dia 5 de maio pelo Supremo Tribunal Federal já era esperado pelos dois.  A única diferença para o casamento civil é que neste os dois não mudam de estado civil. Com a oficialização, o casal que já vive junto há dois anos passa a ter direito de herança, planos de saúde e previdência e são reconhecidos como uma entidade familiar.

Após a oficialização, o casal concedeu entrevista ao Portal Paraguaçu. 

Segundo ‘Peter Pan’, de 46 anos, apesar de eles assumirem a relação perante a família e a sociedade, eles não preferem expor a imagem por causa de seus filhos, pois ambos já foram casados com mulher e cada um teve um filho. “Nosso objetivo não é aparecer, ser chamado como o primeiro casal a oficializar a relação, mas apenas de concretizar um sonho em comum”, diz ele.

Apesar de todo o medo, ‘Peter Pan’ assumiu a opção sexual ainda quando era jovem. “No início foi difícil os meus pais me aceitarem, mas com medo de me perderem, aceitaram a minha opção, agora, a minha mãe trata ‘Sininho’ como se fosse um filho”.

Apesar de já saberem a opção sexual, eles decidiram se casar com uma pessoa do outro sexo, ainda quando eram jovens. “Casei para mostrar para a minha família que eu era homem e para procriar, o mesmo aconteceu com ‘Sininho”, diz ‘Peter Pan’.

“É importante todos terem a mesma iniciativa que nós tivemos. Assuma quem está atrás da moita, quem quer a felicidade, vá à luta. Para assumir não precisa se aparecer, mas é importante terem a iniciativa”, conclui ‘Peter Pan’.

 



i7 Notícias
-->