Clareamento dental a laser



O clareamento dental a laser é uma técnica, que através do uso de substâncias químicas ativadas pelo laser, remove-se manchas  e pigmentações  dos dentes, alojadas em sua camada interna; a dentina.


Como é feito o clareamento a laser?

Um gel clareador á base de peróxido de hidrogênio de 35 a 40% é aplicado pelo dentista, sobre a superfície externa do dente e ativado por um tipo de laser de baixa intensidade, liberando moléculas de O2 e assim promovendo o clareamento.

Podem ser realizadas de 2 a 3 sessões  de 2 horas.

Em alguns casos, quando o dente está muito escurecido por problemas endodônticos antigos, o resultado não é satisfatório, sendo melhor indicado outro tipo de tratamento restaurador estético. Os dentes com coloração irregular azulada ou que apresentam listas cinzas escuras, causadas pelo efeito das tetraciclinas, são mais difíceis de serem clareados.Porém dos dentes com coloração uniforme amarelada, amarronzada clara ou escura o resultado do clareamento é excelente.

Após o clareamento á laser é necessário se cortar alimentos com corantes ou de cores fortes, porque o processo de oxigenação promove desmineralização do esmalte; ele fica poroso por 24hs, apresentando-se como uma esponja, propenso a absorver pigmentos de alimentos e do cigarro.


Os dentes clareados podem escurecer de novo?

Sim, em torno de 1 ano e meio a 2 anos após o tratamento, geralmente os dentes escurecem um pouco, porém sem voltar ao seu tom original, sendo necessário fazer uma sessão de manutenção.


Em quais situações não são recomendados o clareamento a laser?

Em casos de má formação dentária; de dentes manchados de forma irregular ou em dentes muito escurecidos pós tratamento endodôntico, o resultado do clareamento não será satisfatório, sendo indicado outro tipo de tratamento estético.


O clareamento a laser pode enfraquecer os dentes?

Não, a estrutura dentária é preservada.


Quais as vantagens do clareamento a laser sobre o caseiro?

Tempo menor de tratamento. Realizado em consultório, de 2 a 3 sessões de no máximo 2hs cada uma.

A rapidez do resultado é evidente; ao término de cada sessão já se observa os dentes mais claros.

Traz comodidade por não haver necessidade de um tratamento longo utilizando-se moldeiras, ocasionando possível inflamação gengival, sensibilidade dentária e sendo necessária a longa privação de alimentos coloridos. Conforto pós operatório pois o laser não gera calor, portanto a sensibilidade é menor.


Quais as vantagens do clareamento a laser frente a outros procedimentos convencionais?

Não é uma técnica invasiva, não ocorre desgastes dos dentes.


Existe algum risco a saúde neste tratamento?

Utilizando-se os produtos adequados, não há risco a saúde.


A partir de que idade é indicado?

Não existe uma idade especifica.

 


Dra. Jaqueline Francisco - CRO/SP 97.839
Dentista especializada em dentística, odontopediatria e clínica geral 

 



i7 Notícias
-->