Nova era na transferência de veículos no estado de SP: tudo sobre o serviço digital do Detran-SP

Agilidade e segurança marcam o lançamento do processo totalmente digital para transferência de veículos pelo Detran-SP


O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) introduziu uma inovação significativa para os proprietários de veículos no estado: a Transferência Digital de Veículos (TDV). Este serviço, pioneiro no Brasil, permite realizar a mudança de propriedade de veículos de forma totalmente digital, utilizando o aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR.

Com este novo sistema, desenvolvido em parceria com a Prodesp, os cidadãos paulistas podem completar o processo em cerca de 5 minutos, uma melhoria notável em relação ao antigo sistema que poderia levar de 3 a 10 dias úteis.

O novo serviço está disponível inicialmente para transferências entre pessoas físicas de veículos que já possuem o Certificado de Registro de Veículo eletrônico (CRV-e) e estão registrados no estado de São Paulo.

Para utilizar o TDV, tanto vendedores quanto compradores devem ter contas no nível Prata ou Ouro no sistema GOV.BR e baixar o aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR em seus smartphones.

Como funciona o processo

O processo começa com a realização de uma vistoria de identificação veicular, que deve ser feita em uma empresa credenciada e aprovada há no máximo 60 dias antes da transferência.

Uma vez completada a vistoria, o procedimento no aplicativo inclui a verificação automática de vários requisitos, como a presença de um CRVe digital válido e a realização da vistoria. Tudo isso é facilitado pela assinatura eletrônica, que elimina a necessidade de visitar um cartório para autenticar documentos.


O veículo deve ter o CRVe digital, emitido para modelos a partir de janeiro de 2021, ou convertido para o formato digital no caso dos fabricados anteriormente

Além disso, o sistema permite o pagamento das taxas de transferência via Pix e a quitação de quaisquer débitos pendentes relacionados ao veículo, tudo dentro do ambiente do aplicativo. Isso simplifica o processo e aumenta a segurança para ambas as partes envolvidas.

O lançamento do TDV faz parte de uma série de medidas de transformação digital e automação implementadas pelo Detran-SP para melhorar a prestação de serviços à população. Com a progressão para as próximas fases do projeto, espera-se que a facilidade e a rapidez da transferência digital de veículos se expandam para incluir transações envolvendo pessoas jurídicas e a desmaterialização de documentos de veículos mais antigos.



i7 Notícias
-->