UFG celebra formatura da primeira turma de graduação em Inteligência Artificial no Brasil

Evento marcou a conclusão de estudos dos primeiros 14 graduados em IA pela Universidade Federal de Goiás


Em um evento que marca um momento histórico para a educação brasileira, a Universidade Federal de Goiás (UFG) celebrou a formatura da primeira turma do curso de graduação em Inteligência Artificial (IA) do país. A cerimônia, realizada na penúltima semana de março no Centro de Cultura e Eventos da UFG, contou com a presença de figuras importantes, incluindo o secretário da Secretaria de Educação Superior (Sesu), Alexandre Brasil, representando o Ministério da Educação (MEC).

Iniciado em 2019, o curso de IA é uma iniciativa pioneira do Instituto de Informática (INF) da UFG, e visa preparar profissionais qualificados para enfrentar os desafios tecnológicos e digitais contemporâneos.

Durante a cerimônia, o secretário Alexandre Brasil enfatizou a importância das instituições federais de ensino na vanguarda da tecnologia e da inovação, e destacou como o curso de IA já está contribuindo significativamente para superar desafios nacionais como o letramento digital.


Foto: SECOM/UFG

A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, destacou o significado deste momento, ressaltando que os formandos representam a primeira geração de profissionais treinados exclusivamente em um programa de graduação em Inteligência Artificial no Brasil. Ela também apontou o alto nível de empregabilidade dos graduados, um testemunho do valor prático e imediato da formação que receberam.

Durante o evento, os graduados demonstraram algumas das capacidades que desenvolveram durante o curso, incluindo uma apresentação que envolveu a reprodução de vozes de pessoas famosas usando tecnologias de IA, proporcionando um momento de entretenimento e demonstração prática de suas habilidades.

Este marco na educação superior do Brasil celebra os esforços e sucessos dos alunos e professores envolvidos, além de reafirmar o compromisso do país com o avanço tecnológico e a preparação de uma força de trabalho altamente qualificada para o futuro. Com iniciativas como essa, o Brasil se posiciona para ser um player relevante no cenário global de tecnologia e inovação.



i7 Notícias
-->