Duke Energy solta 80 mil peixes em Cândido Mota

Serão 80 mil alevinos das espécies lambari, curimbatá, piapara e pacu, colocados no reservatório Canoas I.


Concessionária realiza soltura nesta terça-feira, no Balneário Porto Almeida

 

 

A Duke Energy realiza, nesta terça-feira, mais uma soltura de peixes em Cândido Mota. Desta vez, serão 80 mil alevinos das espécies lambari, curimbatá, piapara e pacu, colocados no reservatório Canoas I.

 A ação ocorre às 14h, no Balneário Porto Almeida. De acordo com Norberto Vianna, biólogo e coordenador do Programa de Manejo Pesqueiro da concessionária, “os locais de soltura são selecionados por oferecerem boas condições de alimentação e abrigo para os peixes que, a partir desses pontos, vão se dispersando pelos reservatórios”.

Além desta atividade, na quarta-feira (21) serão soltos mais 80 mil peixes em Piraju, contemplando o reservatório Chavantes. Somando a quantidade de alevinos colocados também no reservatório Capivara, ao todo, a Duke Energy totaliza 240 mil novos peixes soltos Rio Paranapanema nesta semana.

Dessa forma, a concessionária atinge sua meta anual de 1,5 milhão de peixes soltos na Bacia do Paranapanema. Desde que o repovoamento foi iniciado pela companhia, em 1999, mais de 25 milhões de novos peixes foram colocados no Paranapanema, contribuindo para a reposição do estoque pesqueiro e manutenção da biodiversidade na região. Além das espécies citadas, o programa trabalha também com piracanjuba, piava-três-pintas e dourado.

 

Educação ambiental

Moradores podem acompanhar as ações nos reservatórios. Para o público presente, um profissional da área de Meio Ambiente da Duke Energy explicará o processo de reprodução dos peixes em cativeiro e a importância do repovoamento para o Paranapanema. Depois, os participantes assistem as solturas. Vianna ressalta que, juntamente com o repovoamento do rio, o programa tem esse intuito de promover educação ambiental. “Por isso a participação da comunidade é muito importante”, comenta.

 

Sobre a empresa

A Duke Energy possui a concessão de oito usinas hidrelétricas no Rio Paranapanema e duas Pequenas Centrais Hidrelétricas no Rio Sapucaí-Mirim. Juntas, essas operações são responsáveis por cerca de 2,3 Gigawatts de capacidade total instalada e geram uma média de 12 milhões de MW/h por ano – energia suficiente para abastecer quase 7 milhões de famílias ou 27 milhões de habitantes. Em meados de outubro, a companhia firmou acordo para vender os seus negócios de energia no Brasil para a China ThreeGorges.

 

Fonte: Assessoria



i7 Notícias