O atleta paraguaçuense Jean Casemiro, de 25 anos, é a posta do atletismo para as Olimpíadas de 2016, que o Brasil sediará. O jovem chegou recentemente da China, onde participou do Mundial de Atletismo, e é considerado o melhor atleta brasileiro em salto triplo.
Em uma breve passagem por Paraguaçu Paulista, onde visitou seus familiares e, claro, o professor Evandro, aquele que o apresentou ao esporte, Casemiro concedeu entrevista ao I7Notícias e contou um pouco da sua história.
Aos doze anos, o paraguaçuense iniciou o atletismo após o professor Evandro ter ido até a sua escola fazer o convite para os alunos participarem do seu projeto. "Eu particularmente não tinha me interessado muito, mas meus amigos foram e me chamaram para treinar. Lembro-me até hoje do primeiro dia, que foi numa manhã de segunda-feira. Desde então, não parei mais", explicou o jovem.
Quatro anos após iniciar o esporte, o atleta mudou-se para Presidente Prudente, onde permaneceu por um ano. "Um técnico fez um convite para mim quando eu participei de um Jogos Regionais. Fiz o teste e passei na primeira. Em 2007 cheguei lá", disse.
No ano seguinte, Casemiro foi para Sertãozinho. "Foi o meu primeiro clube que eu tive salário, aí eu já conseguia me bancar. Fiquei 2008 e 2009 competindo por Sertãozinho. Depois voltei para Presidente Prudente. Logo após, fui para o Esporte Clube Rezende, em Piracicaba. No final de 2014, resolvi ir para São Paulo para treinar com o técnico Hélio Moura"
Além da sua participação no Mundial, Casemiro competiu neste ano no Pan Americano, em Toronto, Canadá, onde ficou em 14º lugar. "Fui para o Pan lesionado, mas uma oportunidade desta eu não poderia deixar passar. Eu cheguei lá como favorito para pegar as medalhas de bronze e prata. Se eu tivesse em melhores condições, com certeza eu teria conseguido".
Mas estas não foram as únicas competições que o paraguaçuense participou. Nestes últimos meses ele viajou para vários países. "Neste ano fiquei bem cansado de viajar. Começou com os Jogos Sul-Americanos no Peru, depois competi na República Tcheca, depois passei em Munique, Roma e Inglaterra. Retornei para o Brasil, mas fiquei aqui apenas duas semanas, pois fui para a Espanha para uma preparatória para o Pan Americano, fiquei um mês lá e entrei no circuito de competição europeu, onde competi em Bruxelas e na Suíça. Antes de ir para o Pan fiquei dois dias no Brasil. Fui para o Canadá, fiquei um mês lá. Chegando aqui, fiquei sabendo da convocação para o mundial, onde fui para a China".
Sobre a sua convocação para o Mundial, Casemiro explicou que ela veio diretamente pelo órgão máximo mundial, a IAAF - International Association of Athletics Federations.
As Olimpíadas estão chegando, e o atleta pretende competir através do seu índice, que deverá ser de 16,90 para o salto triplo, mas pode haver o convite do comitê brasileiro por ele estar na primeira da lista de melhor do Brasil nessa modalidade. "O comitê olímpico tem o poder de inscrever atletas por conta do país sediar a competição. Eu tenho a vantagem de ser o primeiro do raking, podendo ser convidado a participar, mas quero ir pelo outro caminho".
Agora, resta a nossa torcida para que o paraguaçuense esteja representando o Brasil em um dos maiores evento esportivo do mundo.