Autocontrole: palavra mágica capaz de redefinir hábitos

Suas decisões, boas ou ruins, podem afetar outras esferas, como a área profissional e familiar, influencia na saúde, finanças e até no comportamento de quem está ao redor.


Há um ditado que diz que ‘tudo o que é demais faz mal’. E se a frase cai no vocabulário popular, é porque, com certeza, há um fundo de verdade nela. Vamos analisar: o que pode fazer mal em excesso? Comer? Sim! Não comer (regime intenso ou fome), também. Tomar pouca água? Sim! Mas ingerir demasiadamente também. Até o amor, quando demais, fica chato, com aquela sensação de que a pessoa é grudenta, chiclete.

E ele vai além do trivial e da sua vida privada. Suas decisões, boas ou ruins, podem afetar outras esferas, como a área profissional e familiar, influencia na saúde, finanças e até no comportamento de quem está ao redor.

Quem perde o controle fácil diante das situações, muitas vezes, nem percebe. A pessoa que já sente que é naturalmente assim. Quando aparece um estresse no trabalho, sente palpitações, chora. Se for em casa, chora e grita com o cônjuge ou filhos. Se está em frente a uma vitrine de saldão, gasta tudo o que pode e o que não pode também, e por aí vai. Quem nunca sentiu que perdeu a cabeça ou exagerou em alguma situação, não é mesmo? 

Qual o segredo então para se manter no nível certo em tudo na vida? Autocontrole! Sim, essa é a resposta. O autocontrole é um exercício diário para “se colocar na linha”. Você se conhece melhor do que ninguém. Apenas você sabe 100% dos seus segredos e manias. Então, essa responsabilidade está em suas mãos. Para ter esse domínio, você precisa firmar um compromisso com você mesmo. De você para você.

Para entender mais sobre o assunto, procure literaturas sobre inteligência emocional. Estude seu próprio comportamento. Se possível, faça um pequeno diário de emoções para se conhecer melhor. Pode até ser que você se sabote nessa área e nem tenha percebido.

Anote, mesmo que seja no celular, as informações para esse pequeno exercício. Por uma semana, liste as situações do dia a dia e o que você fez ou como reagiu no momento. Um exemplo: “acordei, abri a cortina, estava um lindo dia. Fui fazer café e descobri que tinha acabado o pó. Não consigo ficar sem café, fiquei com raiva. Mas, tudo bem. Dá tempo de ir ao mercado da esquina rapidinho antes de ir para o trabalho. Na saída de casa, esperei o elevador um tempão. Fiquei preocupada em me atrasar e brava porque odeio esperar. De tabela, já imaginei que iria me atrasar para o trabalho, pegar aquele trânsito horrível e me estressar com a bronca que iria levar por culpa do horário”, e assim por diante.

Percebe quantos sentimentos em questões de minutos? Isso bagunça seu emocional, e resulta no descontrole que acontece durante o dia, sem ao menos você notar. Por isso esse exercício é tão importante.

Comece pelo começo. Estude o assunto, faça essas anotações, pesquise meditações guiadas para fazer em seus momentos de relaxamento, tente se policiar sempre que possível, descubra o que te faz se acalmar rapidamente, como respirar fundo por várias vezes seguidas, uma música ou um chá. Anote exercícios para você fazer de situações que sabe você pode pender mais para um lado ou outro do exagero: entre em seus sites de compras favoritos, tente a sorte em slots de cassino online Brasil, deixe chocolates ou outras guloseimas por perto na hora de maratonar uma série.

Lembre-se que você pode fazer tudo, qualquer coisa, você tem livre-arbítrio. Mas, como também diz o ditado, “com grandes poderes vem grandes responsabilidades”. O poder da escolha, de comandar o que é feito, está em suas mãos. Logo, também é você o responsável pelo que faz e suas consequências.

Esse texto não é para te deixar ansioso ou nervoso, muito pelo contrário. É um alerta, chamando atenção para seu autoconhecimento. Os benefícios dessa prática são incríveis: você passa a ter as rédeas das situações, ganha mais foco no trabalho e nos estudos, descobre novas habilidades, se torna mais flexível, consegue tomar decisões mais assertivas... Se torna alguém melhor! E então, você aceita o desafio? Dê essa chance a você! 
 



i7 Notícias
-->