O maior e mais relevante evento de Valorant, o Valorant Champions 2023, acontecerá no próximo mês entre os dias 6 a 26 de agosto em Los Angeles, Estados Unidos. Dentre os 16 times classificados para o mais importante da modalidade, está a brasileira LOUD, que será a responsável por representar o país no evento. Na edição do ano anterior do mundial, a LOUD foi a grande campeã e ergueu a taça da competição após confronto vencido contra a equipe americana OpTic Gaming.
Vale ressaltar que a vitória teve um peso especial, já que foi a primeira vez que uma equipe brasileira conquista um título em um torneio internacional de Valorant. A equipe faturou além taça e o respeito dos adversários ao fazer o nome da equipe entrar para história, uma premiação em dinheiro um tanto quanto farta, aproximadamente 1,5 milhão de reais.
Por sua excelente campanha no VCT Américas 2023, competição que consagrou a LOUD vitoriosa, a equipe nem mesmo precisou concorrer o LCQ (Last Chance Qualifiers Américas) 2023. Diferente da LOUD, os times brasileiros MIBR e FURIA, foram desclassificados após derrota no torneio e, pela primeira vez na história, ficarão de fora da de uma das maiores competições de esports do ano.
Grande Final entre LOUD e OpTic Gaming atinge recorde de espectadores no Valorant Champions 2022
Além da vitória, a LOUD conquistou um marco importante na audiência de espectadores simultâneos que assistiram a transmissão do confronto. Ao todo, a quantidade ultrapassou a quantia de 1,4 milhão de espectadores, conforme divulgado pelo Esports Charts. O número representa a torcida brasileira que mesmo de longe, consegue demonstrar seu apoio à equipe brasileira.
Valorant Champions 2023
As equipes selecionadas para participarem da edição deste ano são escolhidas através das três ligas regionais VCT: no PacÍifico, nas Américas e na EMEA (Europa, Oriente Médio e África) também por meio do LCQ (Last Change Qualifiers) de cada território. Cabe dizer que o evento também comporta representantes do classificatório asiático, mais precisamente da China.
Desta vez, a equipe brasileira LOUD garantiu sua participação no grande evento após ter sido a grande campeã do VCT Américas 2023. Na liga internacional, que reúne 10 equipes, cujo onde junto a LOUD, estavam também na disputa pela vaga as brasileiras FURIA e MIBR. O VCT Américas 2023 iniciou no dia 1 de abril e chegou ao fim no dia 28 de maio, em duelo composto entre a LOUD e NRG, onde a brasileira venceu a adversária por 3 x 0. Os três mais bem posicionados, LOUD, Cloud9 e NRG, garantiram sua vaga para o VCT Masters Tokyo 2023 e também para o não menos importante, VCT Champions 2023.
Confira os times classificados para o Valorant Champions 2023 até agora:
• LOUD (VCT Américas)
• NRG (VCT Américas)
• Evil Geniuses (VCT Américas)
• Bilibili Gaming (Classificatório da China)
• EDward Gaming (Classificatório da China)
• FunPlus Phoenix (Classificatório da China)
• Paper Rex (VCT Pacífico)
• DRX (VCT Pacífico)
• T1 (VCT Pacífico)
• Team Liquid (Top 3 EMEA no Valorant Masters Tokyo)
• Fnatic (Top 3 EMEA no Valorant Masters Tokyo)
• FUT Esports (Top 3 EMEA no Valorant Masters Tokyo)
Ainda restam algumas vagas para serem preenchidas no Mundial de Valorant 2023. Uma vaga será definida pelo LCQ Américas, duas vagas LCQ EMEA e por fim, uma por meio do LCQ Pacífico.
LOUD “brinca” com o fato da Sentinels ser eliminada do VCT Américas Last Chance Qualifiers 2023
Com a derrota da equipe norte-americana Sentinels, que conta com dois ex-integrantes da LOUD em seu atual elenco, “Sacy” e “pAncada”, jogadores que foram responsáveis por terem reinado no cenário competitivo nacional.
No mais recente torneio em que a LOUD foi campeã, o VCT Américas 2023, a Sentinels ficou em sétimo lugar na tabela classificatória. Na segunda rodada da competição, a norte-americana conseguiu vantagem sobre a 100Thieves. Contudo, ela não conseguiu segurar a pressão sofrida pela também norte-americana Cloud9, sendo eliminada na semifinal da chave superior.
Para “Sacy”, esta foi a derrota mais dolorosa da sua carreira e alega que a equipe não conseguiu demonstrar nem metade do seu desempenho. Para finalizar, que mesmo diante de seus problemas pessoais vivenciados neste ano, ele nunca deixou isto implicar no seu profissionalismo. Ele diz que está triste por não atingir sua própria expectativa.