Educação Municipal desenvolve programa de formação para gestores escolares

São ações voltadas aos mais diferentes segmentos: magistério, auxiliares de vida escolar, condutores do transporte escolar, merendeiras, auxiliares de cozinha e de serviços diversos, entre outros.



São ações voltadas aos mais diferentes segmentos: magistério, auxiliares de vida escolar, condutores 
do transporte escolar, merendeiras, auxiliares de cozinha e de serviços diversos, entre outros

Na tarde da segunda-feira (31), no polo da Univesp, aconteceu a segunda reunião do programa de formação para gestores das escolas municipais. Participaram da ação os 48 gestores – diretores e assessores de direção – das escolas da rede municipal de ensino.

A proposta é uma iniciativa da Prefeitura, por meio do Departamento de Educação, em parceria com a consultoria pedagógica do Sistema de Ensino Aprende Brasil.

O grupo de estudos, que dá suporte ao programa de formação, busca aperfeiçoar a qualificação dos profissionais da educação nas áreas de liderança e gestão escolar, favorecendo o fortalecimento dos gestores das escolas municipais com conhecimentos necessários para o gerenciamento das unidades, na efetivação do direito à educação escolar com qualidade social. 

A supervisora da Aprende Brasil, Sirley Golemba Costa, destaca que “reconhecer as potencialidades e dificuldades é fundamental para que a escola possa estabelecer seu plano de ações”.

O primeiro encontro formador foi realizado no dia 3 de julho e teve 8 horas de atividades.

Após a primeira reunião, que ocorreu no final do primeiro semestre, os gestores foram mobilizados a melhorar suas estratégias de gestão, com ações necessárias e executáveis durante o recesso escolar. A movimentação visou à alteração do ambiente a partir da mudança de percepção e de consciência da comunidade escolar, com o envolvimento das equipes, tornando-as parte das melhorias do processo ensino e aprendizagem.

Para a diretora da educação municipal, Paula Renata Bertho, o saldo da primeira reunião foi a intensificação do senso de pertencimento. “Quando cada ator envolvido se entende parte do processo de melhorias, torna-se um novo guardião dos benefícios alcançados. Gestão do serviço público com eficiência e eficácia tem a ver com isso, o pensar no interesse coletivo”, disse. E esclareceu ainda: “O propósito das lideranças é o engajamento. Lidera quem influencia e engaja, quem tem propósito legítimo e honesto. Para refinar uma nova cultura de gestão em nossas escolas, desde o início, os pilares do nosso trabalho são equidade e qualidade, com formação, corresponsabilização em relação à qualidade e multiplicação”.

O Departamento de Educação tem investido continuamente na capacitação dos servidores da pasta, informou a diretora. “São ações voltadas aos mais diferentes segmentos: magistério, auxiliares de vida escolar, condutores do transporte escolar, merendeiras e auxiliares de cozinha, auxiliares de serviços diversos, entre outros, sobre temas importantes para o atendimento nas escolas municipais”, finalizou Paula Renata Bertho.



i7 Notícias