Saúde municipal orienta como diminuir a proliferação do escorpião

O Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista alerta que, para que o município diminua a proliferação do escorpião na cidade, a população e o Poder Público devem unir forças e trabalhar em conjunto.


O Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista alerta que, para que o município consiga diminuir a proliferação do escorpião na cidade, a população e o Poder Público devem unir forças e trabalhar em conjunto.

Em nota, a Saúde municipal esclarece alguns pontos que devem ser levados em conta pela população:

  • quando se fala no Controle populacional do escorpião devemos pensar na eliminação dos 3 A, que são: Acesso, Abrigo e Alimento, desses animais.
  • Quando falamos no Acesso, devemos evitar que os escorpiões adentrem nossas residências, para isso é necessário vedar portas, ralos, colocar telas de proteção nas janelas entre outras medidas.
  • Para evitar o Abrigo, devemos eliminar frestas e rachaduras nos muros, batentes de portas, espelho de tomada e interruptores, evitar acúmulo de tijolos, madeiras ou qualquer que seja o material inservível que esteja abandonado no quintal.

“Esse animal peçonhento tem como alimento principal, a barata. E o que encontramos hoje na cidade, é o descarte irresponsável de lixo em locais como terrenos baldios, calçadas e até mesmo nos quintais de algumas residências. O lixo é um grande vilão porque entre outros problemas, o lixo aumenta o aparecimento de baratas e consequentemente os escorpiões”, destacou a Saúde em nota.

“Toda a população deve estar atenta e fazer a sua parte no combate ao escorpião. São ações mínimas, que auxiliam na diminuição da proliferação do animal, evitando acidentes”, finalizou.



i7 Notícias