A 14ª Semana de Química da Fema teve como tema deste ano ‘Tecnologia, Química e Empreendedorismo’
Durante a programação da 14ª Semana de Química e a 12ª Mostra de Trabalhos Científicos da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema, alunos assistiram a palestras que tiveram como objetivo enriquecer a formação de alunos e profissionais da área de Química e promover a atualização daqueles que atuam na área de educação.
Na quarta-feira, dia 28, o gerente de fiscalização do Conselho Regional de Química, Wagner Aparecido Contrera Lopes falou sobre a importância da ‘Responsabilidade Técnica e Ética Profissional’. Em sua fala, Wagner apresentou o Conselho Regional de Química -CRQ e suas competências, enfatizando sobre a importância do credenciamento junto do mesmo no exercício profissional. “O Conselho Regional de Química fiscaliza as atividades profissionais no Estado de São Paulo, toda empresa que explore a atividade química é obrigada a ter um químico responsável e deve provar perante o Conselho, que todas as atividades químicas são exercidas por profissionais e a fiscalização nestas empresas ocorrem rotineiramente”. Segundo o representante do CRQ a responsabilidade técnica tem caráter administrativo e também jurídico, sendo que em caso de infração ética o responsável técnico é sujeito a processo administrativo e processos civil e penal. Durante sua palestra Wagner também falou sobre o Código de Ética e enfatizou a importância do mesmo no exercício profissional.
Na quinta-feira, a palestra foi sobre ‘Empreendedorismo e Educação: uma experiência de erros e acertos’ ministrada pelo Prof. Ms. Demétrio de Abreu Sousa da Unesp de Araraquara, que com entusiasmo apresentou, a partir de sua história pessoal, as oportunidades para docentes de Químicas no mercado. Segundo o professor Ms. Demétrio um dos maiores erros é acreditar que o professor não pode empreender. “Existe uma cultura que dificulta e muitas vezes torna vergonhoso para o professor vender a sua hora aula. Parece que o conhecimento tem que ser dado, e eu concordo que o conhecimento deve ser compartilhado da melhor maneira possível, mas nós temos que entender também que quando cobramos por uma aula, não cobramos pelo conhecimento, mas pela hora aula trabalhada, pelo nosso espaço de tempo. E existe esta dificuldade do professor entender que não é feio cobrar pela sua aula. Também vejo poucos casos de professores que abriram escolas e cursinhos preparatórios, que é um investimento relativamente barato, de baixo custo e com retorno quase que garantido. Já o acerto está nos exemplos de professores empreendedores que encontramos”.
Segundo ele existem muito exemplos pelo Brasil de grandes cursinhos que começaram com aulas particulares. “Temos franquias de ensino que começaram com aulas particulares, assim a principal tentativa que o professor deve ter é ousadia, ele precisa ser empreendedor”. Demétrio ainda afirmou que trazer o empreendedorismo para as discussões no espaço acadêmico são extremamente importantes, pois segundo ele não existem ainda disciplinas no curso de Química que preparem o aluno para empreender e é fundamental fazer o aluno se enxergar como um empreendedor nos dias atuais, pois ainda segundo ele é uma possibilidade que pode dar muito certo.
Dentre as atividades da 12ª Mostra de Trabalhos Científicos, na noite de quinta-feira e sexta-feira os alunos apresentaram antes das palestras trabalhos de pesquisa desenvolvidos. Nas manhãs dos dias 29 e 30, também ocorreram os minicursos, ‘Entendendo a Responsabilidade Técnica’ com o gerente de fiscalização do Conselho Regional de Química, Wagner Aparecido Contrera Lopes; e ‘O uso de recursos lúdicos como instrumento avaliativo’ com o professor Ms. Demétrio de Abreu Sousa da Unesp de Araraquara.
A Fema oferece licenciatura em Química e Bacharelado em Química Industrial. O licenciado pode atuar no ensino médio, já o bacharel está apto a trabalhar em indústrias químicas, de alimentos, petroquímica e de derivados, entre outras. Para saber mais sobre os cursos da Fema acesse www.fema.edu.br.