A Folia de Reis, um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, ainda se mantém viva em diversas partes do país, principalmente em Paraguaçu Paulista. No último sábado, dia 14, várias pessoas se reuniram no bairro do Campinho para apreciar o evento.
Deliciosas comidas preparadas pelos festeiros foram servidas aos convidados, que chegou a mais de mil pessoas. Todos os alimentos foram arrecadados por fiéis da região, entre outras atrações permeadas com o encontro das bandeiras.
As festas de Folia de Reis fazem parte do projeto “Folias e Bandeiras”, apresentadas ao Governo de São Paulo pelas próprias bandeiras, com o apoio e a parceria da Prefeitura Municipal.
Em Paraguaçu Paulista esta cultura e tradição é defendida por três grandes companhias de fiéis católicos: a Companhia de Folia dos Santos Reis do Bairro do Campinho, que tem como Mestre José Antônio Abel Pilan; a Companhia de Folia dos Santos Reis da Família Valentim, de Conceição de Monte Alegre, do Mestre Manoel Valentim; e a Companhia de Folia dos Santos Reis da Família Rosa, de Sapezal, que tem como Mestre Jorge Francisco Rosa. A companhia da Família Rosa é formada por catorze irmãos da mesma família que cultivam a tradição da Folia de Santos Reis em Paraguaçu Paulista há mais de 50 anos, assim como a Companhia do Campinho que mesmo com algumas interrupções nas suas andanças, já conta com mais de 60 anos de tradição.
Confira as fotos na galeria abaixo: