Idosos participam de ação multidisciplinar de saúde em Paraguaçu Paulista

Atividade no Centro de Convivência ofereceu orientações e cuidados voltados à terceira idade.


Em uma iniciativa de cuidado integral, a Equipe Multidisciplinar (EMULTI) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Paraguaçu Paulista esteve no Centro de Convivência do Idoso (CCI) para um encontro com diversos temas essenciais para a saúde dos idosos. A ação, na quinta-feira, 18, realizada em parceria com a Secretaria de Assistência Social e o próprio CCI, abordou temas como Setembro Amarelo, prevenção de diabetes e hipertensão, e os riscos da desidratação durante o tempo seco, e a equipe de saúde ainda aferiu pressão e glicose dos frequentadores.

Uma equipe de profissionais do EMULTI, incluindo a psicóloga Jéssica, a fisioterapeuta Lívia, o nutricionista Illgner, a fonoaudióloga Isabela, a farmacêutica Renata, além da médica Cláudia, contribuiu com informações valiosas. A fisioterapeuta Lívia Rebello explicou que a equipe aborda cada tema a partir de uma perspectiva profissional específica. “Cada profissional aborda um aspecto de cada tema. ‘Alimentarem-se quando tomam a medicação’ foi algo que muitos não sabiam”, comentou. A médica Dra. Cláudia complementou as orientações, explicando sobre a forma e os horários corretos de tomar os medicamentos.A coordenadora do CCI, Débora Mayara, destacou a relevância dos temas abordados, ressaltando que aferir a pressão e a glicose, além de orientar sobre a hidratação, é fundamental para o bem-estar dos frequentadores. A coordenadora da Atenção Básica e Especializada da Secretaria de Saúde, Deise Ramalho, ressaltou a importância de levar os serviços de saúde diretamente à população, complementando o trabalho realizado nas unidades.

 


Uma das frequentadoras do CCI, Genira da Silva Lucas, ressaltou o valor da iniciativa. “A gente vem aqui no CCI para distrair a cabeça, jogar, fazer amizades, criar laços. A gente gosta de todo mundo, mas tem aquelas que estão no coraçãozinho da gente. A mesa que a gente fica, que era pra quatro pessoas, ficamos em sete”, afirmou animada. Valdecira Vieira Belo, também frequentadora do CCI, comentou sobre os temas que considerou mais interessantes: "A gente está sofrendo com tempo seco e baixa umidade, né? E assim, principalmente os idosos e crianças sofrem com esse problema atual. Acabei de aferir a pressão e estava bem alta. É bom saber sobre a doença e prevenção, e a Secretaria de Saúde trazer essas informações pra gente faz toda a diferença”, concluiu.

A Prefeitura de Paraguaçu Paulista e a Secretaria de Saúde reafirmam seu compromisso com a saúde e a qualidade de vida dos idosos, promovendo ações que unem cuidado especializado, informação e acolhimento em sua própria comunidade.



i7 Notícias