Mais de 700 exames laboratoriais e ambulatoriais não são retirados pelos pacientes em Paraguaçu

Dos resultados que não foram retirados, tomografia, mamografias e ultrassom são os mais esquecidos pelos pacientes da rede municipal de Saúde.



Dos resultados que não foram retirados, tomografia, mamografias e 
ultrassom são os mais esquecidos pelos pacientes da rede municipal de Saúde

Todos sabem das dificuldades de se conseguir a realização de exames junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. Ainda assim, tem sido comum pessoas terem acesso aos procedimentos e não retornarem para buscar os resultados. Essa realidade acaba gerando custo ao município e aumentando a espera de outros pacientes que aguardam seus agendamentos. 

De acordo com o Departamento de Saúde de Paraguaçu Paulista, durante uma revisão na quantidade de exames concluídos, verificou-se que atualmente mais de 720 procedimentos laboratoriais e ambulatoriais foram realizados e não foram retirados do Hospital Santa Casa de Misericórdia, do Departamento de Saúde, da Unidade da Mulher e também do Centro de Especialidades Médicas (CEM), no último ano. 

“Alguns já excederam ou estão próximos dos prazos de validade para diagnósticos, e deveriam ser refeitos caso o paciente procurassem por eles. Estamos preocupados, pois o atraso no tratamento ou no diagnóstico de uma doença pode significar a perda de uma vida", ressaltou o diretor do Departamento de Saúde, Egydio Nogueira.

Dentre exames mais esquecidos estão tomografia, mamografias  e ultrassom, que também são os que mais têm demanda. 

“Estima-se que os recursos dispendidos com o número de análises abandonadas nas unidades médicas de Paraguaçu no último ano ultrapasse R$ 110 mil”, informou o diretor, Egydio Nogueira .
 



i7 Notícias