Prédios escolares seguem sendo restaurados pela Prefeitura de Paraguaçu

Com a expectativa de entrega até julho próximo, a EMEI Ruthnéa de Cássia Souza, na Vila Nova, é uma das unidades que está totalmente restaurada.



Com a expectativa de entrega até julho próximo, a EMEI Ruthnéa de Cássia Souza, na Vila Nova, é uma das unidades 
que está totalmente restaurada

A Prefeitura de Paraguaçu Paulista segue trabalhando na recuperação dos prédios escolares do município.

Com a expectativa de entrega até julho próximo, a EMEI Ruthnéa de Cássia Souza, na Vila Nova, é uma das unidades que está totalmente restaurada e remodelada, conforme a informação do Departamento Municipal de Educação.

A Educação informa também que o Executivo já tem em andamento a realização de novos serviços em mais escolas, conforme cronograma proposto por avaliação da equipe de arquitetura e engenharia da Prefeitura.

“Analisando os edifícios escolares do município, os técnicos se depararam com outra situação precária: o telhado de todo o prédio das salas de aulas da EMEF Antônio Mazzei necessitando de cuidados, já que praticamente todo o madeiramento encontra-se danificado por cupins. Embora não haja riscos imediatos, a perícia constatou que, especialmente no período de chuvas, com o umedecimento da laje, frequentemente diversas salas precisam ser retiradas de uso, atrapalhando a rotina escolar”, afirmou a diretora da Educação municipal, Paula Berto.

Ela acrescentou que, no plano de trabalho na EMEF Mazzei, segundo o arquiteto Edi José da Silva, que acompanhará a obra, serão substituídos aproximadamente mil metros quadrados de cobertura, com a retirada integral das telhas de fibrocimento (mais conhecidas como Eternit), além da colocação de telhas termoacústicas (também chamadas de sanduíche) eda troca do madeiramento. “Haverá, ainda, a manutenção de toda a parte elétrica do prédio de aulas”, disse a diretora. 

O projeto prevê também o aterramento da área de entrada do prédio, um espaço em torno de 2 mil metros quadrados, para harmonização dos degraus e reparação dos desníveis, melhorando a acessibilidade e prevenindo-se acidentes; a colocação de guarda-corpos e corrimões, rampas, a instalação da central de incêndio e o projeto integral do AVCB, assim como já está acontecendo na EMEI Ruthnéa. Para finalizar, a escola receberá pintura externa completa.

“Todo serviço está sendo programado para o segundo semestre de 2022. Com entrega da obra finalizada no início do ano letivo de 2023”, acrescentou Paula Berto.
O prefeito Antian destaca que uma “parte importante da Educação é a estrutura física das escolas, por isso estamos trabalhando para melhorar o máximo as unidades da rede. Encontramos problemas graves por falta de manutenção, principalmente de ações preventivas”. 

Nesse sentido, a diretora da Educação Municipal, conclui: “Precisamos de condições de acolhimento para bem recepcionar nossos alunos nesse espaço privilegiado de desenvolvimento que é a escola”.

O prédio da escola Antônio Mazzei, que possui 2600 metros quadrados de área construída, passou recentemente por melhorias, com a área administrativa e o refeitório reconstruídos, depois de abalados pelo vendaval de outubro de 2021.
 



i7 Notícias