Paraguaçu Paulista é um dos quatro municípios da região que fazem parte da concessão da Energisa Sul-Sudeste e que serão beneficiados neste ano com melhorias na iluminação pública pela Energisa
Por meio do Projeto de Eficiência Energética (PEE), aprovado e regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Energisa investirá mais de R$ 1 milhão na substituição de lâmpadas convencionais por luminárias de tecnologia led em pontos específicos de Paraguaçu Paulista, Iacri, Ibirarema e Tupã.
A informação da Energisa é de que em Paraguaçu Paulista são R$ 400 mil destinados para o projeto de melhorias na iluminação pública de 20 praças no município, contemplando a troca de 289 lâmpadas.
De acordo ainda com a concessionária, tais melhorias resultarão em uma economia anual de 211,06 MWh e beneficiarão as seguintes praças:
- Panambi I; Panambi II; Panambi III; Maria Fumaça; Rodoviária; Fonte; V. Gammom; Murilo Macedo; Bíblia; Aeroporto; CAS I; CAS II; Tênis Clube; Fercom; Matriz Roseta; Aldo Paes Leme; Bombeiro; Faculdade; D. Lídia; e Lapa.
Esses projetos de modernização do sistema de iluminação pública foram selecionados mediante chamada pública e, além de beneficiar a comunidade, viabilizando ruas mais iluminadas que favorecem a segurança e bem-estar, também resultarão em economia de recursos para as prefeituras.
O coordenador de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres de Oliveira, explica que a economia que tais projetos trazem aos cofres públicos se justifica principalmente pelo fato de que as novas luminárias de tecnologia LED possuem um ciclo de vida bem maior em relação aos sistemas convencionais que utilizam lâmpadas a vapor de sódio. “Isso evita a necessidade de substituir as lâmpadas constantemente, o que é um ganho financeiro muito importante para as prefeituras que conseguem administrar melhor os recursos de iluminação pública”.